13 de outubro de 2024

Artesão presenteia Eli Sousa com trabalho em madeira

José Luiz da Rocha Araújo é natural de Presidente Epitácio (SP), conhecido como Zé Luiz, nasceu em 1966 e desde 1981 iniciou seu trabalho com o entalhamento em madeira com extrema precisão e talento. Eli Sousa esteve visitando seu ateliê e observou diversos quadros como Santa Ceia, Brasão de times, Brasão de família entre tantos outros.

O proprietário do espaço Zé Luiz Artes em Madeira conta que aos doze anos entrou em uma marcenaria e um profissional trabalhando. A cena serviu de inspiração e ele decidiu pedir uma chance. Foi observando e sendo ensinado que se tornou um profissional reconhecido.

Eu entrei e me deram a oportunidade. Me disseram que era para eu olhar e o que eles fossem fazendo era para eu fazer igual. Eu me dediquei, fui aprendendo e a gente está sempre aprendendo”, relata o artista.

Seus trabalhos já chegaram a Portugal, Itália e Estados Unidos. Já esculpiu peças para o altar e peças religiosas para a igreja da Sagrada Família placas de grande visibilidade em Presidente Epitácio.

Eli Souza perguntou ao artesão se após tantos anos dedicados ao trabalho em madeira ele ainda encontra alguma dificuldade.

Zé Luiz diz que hoje já não encontra mais dificuldades, porém, sempre encontra desafios. Ele detalha que recentemente recebeu o pedido de uma igreja no Mato Grosso, onde seu trabalho seria em cima de uma cúpula.

Era uma imagem deitada, toda de vidro e os cantos todos trabalhados em madeira. Esse foi um desafio bem forte, essa foi a dificuldade.” relata o artesão.

De acordo com Zé Luiz nos últimos tempos os trabalhos que tem sido solicitados são pedidos de igrejas.

Geralmente eu pego o presbitério completo da igreja mas atendo todas as igrejas. Sendo trabalho feito em madeira eu faço”, pontua.

Eli ressaltou que um trabalho feito com tanto talento merece mais incentivo e reconhecimento e questionou Zé Luiz se ele recebe algum apoio do poder público.

O artesão respondeu que o apoio é pequeno e que ele e todos os artesãos de Presidente Epitácio merecem mais.

Tem muitos artistas aqui em todas as áreas. Assim como eu na madeira tem outros que também trabalham na madeira, no couro, no crochê, tem muitos. A gente merecia mais um apoio. Às vezes, eles fazem a feira da Lua e ajuda um pouco a gente. Mas, a gente precisava eu e os outros colegas também viajar e ir para outras feiras de artesanato fora da cidade. Isso é mais trabalho pra gente ir melhorando a qualidade do nosso”.

Ao final da entrevista, Zé Luiz agradeceu Eli e sua equipe e presenteou o jornalista com um quadro com o título de seu programa “A Bronca do Eli” e mais uma ressaltou mais uma vez que na arte é preciso sempre inovar e que a cada desafio é possível se aprimorar mais.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta