24 de novembro de 2024

Beto Pereira apresenta suas propostas durante o programa A Bronca do Eli

O candidato a prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB) foi entrevistado nesta manhã (02) pelo jornalista Eli Sousa em seu programa. Inicialmente Beto Pereira falou sobre percorrer os bairros da capital para ouvir os apelos da população e levar a proposta do plano de governo à mesma. Sobre as principais reivindicações, Beto ressalta que a população sente- se abandonada e que este sentimento é latente já que há muitos bairros que clamam por pavimentação, outros por obras que precisam ser acabadas, mães que falam da necessidade de ter o atendimento pediátrico descentralizado no seu bairro, vagas garantidas para as crianças nas creches, entre outras demandas devido à ausência do poder público municipal.

Sobre os planos para Campo Grande, Beto ressaltou que desde que foi prefeito de Terenos (2005-2012) enxergava a capital com todas as oportunidades e prosperidade permanente mas que ao longo foi perdendo o protagonismo das políticas públicas e com isso está perdendo a oportunidade de entregar para a população todas benesses do crescimento que o estado está tendo. O candidato enfatizou que nos últimos dez anos Mato Grosso do Sul teve trinta por cento de crescimento real.

No mesmo período 30% positivo pró estado de Mato Grosso do Sul a gente tem um número negativo para Campo Grande de -1.59. Isso é muito triste, é ruim. O que a gente está enxergando hoje? Que o desenvolvimento está indo para os municípios do entorno. Aqui é um drama pra você tirar um alvará, aqui é um drama pra você tirar uma licença, aqui é um drama pra você tirar um habite-se. As pessoas hoje correm da burocracia, dos obstáculos que a prefeitura de Campo Grande põe e impõe todos os dias para quem quer empreender”, afirma.

Eli Sousa questionou o candidato sobre suas ações como deputado federal e quais foram as ações positivas que ele trouxe para Campo Grande em suas emendas parlamentares. Beto respondeu que foram mais de 300 milhões de reais em investimentos para entidades, hospitais, para a própria prefeitura em infraestrutura e que a ajuda poderia ser maior caso houvessem projetos bem estruturados, se houvesse uma busca de parcerias por parte dos chefes do executivo.

Eu entendo que ainda existe um espaço muito grande para que possamos investir em Campo Grande e a bancada é parceira, nós temos o governo federal com os recursos discricionários do próprio governo, nós temos a parceria incontestável com os municípios, do governador Eduardo Riedel. Sou testemunha do quanto o governador quer ajudar Campo Grande e tem disposição, agora nós precisamos estruturar os projetos.”

Beto ressaltou que a questão do meio ambiente deve andar em conjunto com o desenvolvimento da cidade e que as ações devem fazer integração com a sustentabilidade e ao meio ambiente e destacou o abandono e a falta de cuidados com parques, nascentes e córregos da capital.

Quanto ao transporte público, Beto falou da importância de fazer cumprir o contrato vigente entre prefeitura e empresa, exigir ônibus novos, garantir que todas as linhas estejam pavimentadas e dar a devida manutenção, garantir a manutenção dos terminais para que o usuário tenha um local adequado.

Nós precisamos garantir mobilidade urbana, nós precisamos que o trânsito de Campo Grande seja inovador, seja tecnológico. A gente não tem aqui sincronização de semáforos, então é incontestável o quanto ainda é arcaico o sistema de mobilidade urbano e trânsito de Campo Grande. Tudo isso é uma ação que vai demandar diversos atores, nós vamos exigir do Consórcio Guaicurus que sejam cumpridas as obrigações deles perante as cláusulas contratuais”, pontua.

Beto afirmou que um de seus compromissos será a retirada dos terminais das ruas Brilhante, Bandeirantes e Guinter Hans, já que esta ação é algo que incomoda e foi reprovada pela população garantindo que as linhas de ônibus voltarão a correr como eram anteriormente.

Na educação os planos são priorizar os investimentos nas escolas em período integral já que o município está aquém do que é exigência do plano nacional de educação, aumentar a oferta de vagas tanto nas escolas quanto em creches. Outro ponto que o candidato apontou é quanto o cumprimento do piso salarial dos professores e garantir para o administrativo uma política salarial digna.

Já no campo da saúde Beto disse que a rede de saúde primária precisa ser recuperada e a partir daí ter um aumento na oferta de especialidades, da telemedicina, contratar mais vagas para depois fazer um projeto estruturado de um hospital municipal onde o objetivo é ter transparência, diálogo.

As pessoas precisam ir numa unidade de saúde e saber que lá tem médico, que lá ela vai receber o primeiro diagnóstico, vai fazer o seu exame e vai ter garantido algo que é sua obrigação pra ela não ter que pular do posto de saúde perto de sua casa para a UPA, superlotar a UPA e a partir daí congestionar todo o sistema de saúde da cidade. O que temos que garantir é que cada um faça sua parte.”

Segundo Beto haverá um plano de governo muito forte com relação ao novo Plano de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande e prevê a ampliação dos núcleos industriais, oferta de incentivos para as empresas inclusive novas empresas.

Eu não tenho dúvidas que a partir do momento que a gente tiver uma nova legislação, menos burocrática e que possibilite mais a oferta de incentivos e garanta segurança jurídica pra quem vai investir, eu não tenho dúvidas, a posição geográfica de Campo Grande nos favorece assim como os modais de transporte, a maior quantidade de mão de obra a ser qualificada, tudo isso vai nos garantir condições bem mais favoráveis que os demais municípios pra que nós possamos recepcionar os investimentos que o estado de Mato Grosso do Sul está tendo a felicidade de receber”, ressalta.

No turismo o plano é incentivar os visitantes a conhecer os pontos da capital como o Bioparque e criar um Complexo na Estação Ferroviária e possibilitar o turismo de negócios com eventos técnicos, culturais e possibilitem Campo Grande ser um atrativo turístico do estado.

Em sua mensagem final o candidato disse: “Eu tenho total esperança, eu tenho a fé que nós amamos essa cidade e por amar essa cidade nós temos um dever, um compromisso com Campo Grande. Quero representar o sentimento médio da população e ter a certeza de que assumindo esse compromisso com você. Nós iremos patrocinar a maior mudança que Campo Grande já teve. Campo Grande vai ser o maior desafio da minha vida, eu sempre fui motivado por desafios”.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fotos: Ariana Gonçalves

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta