Confira cinco motivos para visitar o estande do Senai na Expogrande
A feira é agro, mas o estande do Senai leva a mais alta tecnologia da indústria para a 83° edição da Expogrande 2023. Inovações capazes de potencializar a produção, apresentar alternativas sustentáveis, além de capacitações para formar mão de obra com potencial de operar o que tem de mais moderno no campo são alguns dos caminhos apresentados aos produtores que desejam se tornar mais competitivos.
Aberto até o dia 23 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, o local também está preparado para quem quer matar a curiosidade e conhecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição.
Vem conferir o que dá para encontrar lá:
1 – Óculos de Realidade Virtual
Reconstruir cenários e simular situações que podem acontecer na vida real. Os óculos de realidade virtual permitem isso, o que pode ser de grande utilidade para indústria e também para agro, na previsibilidade de problemas e em treinamentos, além de permitir conhecer plantas de difícil acesso. Para a feira, a experiência em mundo 3D é em uma das principais indústrias de Mato Grosso do Sul.
2 – Roleta da Sorte
Nem só de game virtual é feita a vida. No estande, é possível tentar a sorte na roleta do Senai. Além de diversão, a brincadeira pode render brindes e descontos nas matrículas de cursos de capacitação, técnico e superior.
3 – Impressora 3D
Uma das grandes facilitadoras da Indústria 4.0, a Impressora 3D permite o desenvolvimento de protótipos, peças finais ou ferramentas especializadas e individualizadas diminuindo tempos e custos da produção em larga escala, além de transformar os processos industriais.
A tecnologia possibilita ainda a produção de peças personalizadas, é de fácil armazenamento e mobilidade. Além disso, é uma ferramenta sustentável, já que as matérias-primas utilizadas na maioria dos processos podem ser recicladas e reutilizadas em vários projetos, gerando pouco desperdício.
4 – Carro Elétrico
Livre da emissão de gás carbônico, proporcionada pela utilização de combustíveis fósseis, o carro elétrico do Senai também está exposto na feira agrícola. Além de alternativa de locomoção sustentável em relação aos veículos convencionais, o carro tem um custo menor de manutenção e é mais silencioso. Seu uso pode ser ainda mais vantajoso se carregado com energia solar, captada por placas fotovoltaicas. O serviço também é oferecido pelo Senai.
5 – Laboratório de Sementes
A ciência pode ser uma grande aliada na hora de garantir uma safra de qualidade. O serviço de análise de sementes, oferecido pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Alimentos, Bebidas e Sementes, localizado em Dourados (MS), garante um serviço de referência no centro-oeste brasileiro.
A instituição é habilitada para exercer a análise de 16 tipos de sementes, entre forrageiras, feijão, além de milho e soja, que estão em amostras na feira. Com o acompanhamento dos pesquisadores do Senai é possível avaliar o teor de germinação, vigor e analisar a pureza dos grãos podendo o aproveitamento da colheita atingir 89%.