Pré-candidato a prefeito do PSDB de Rochedo, Arino fala sobre seus projetos de governo, caso seja eleito
Arino Jorge é vice-prefeito do município de Rochedo, recém-filiado ao PSDB, com direito a ficha abonada pelo presidente regional da legenda, ex-governador Reinaldo Azambuja. Foi vereador por quatro mandatos – de 2005 a 2021 -, período em ocupou os mais importantes cargos da Mesa Diretora do Legislativo, incluindo o posto de Presidente.
Na manhã desta segunda-feira, 27, Arino, em companhia do vereador Osvaldo Mariano, o Maguila, visitou Campo Grande, oportunidade em que esteve na sede do Grupo Impacto Mais de Comunicação, onde foi entrevistado pelo radialista Eli Sousa, no programa “Bronca do Eli” para falar principalmente de seu projeto atual que é concorrer à Prefeitura de Rochedo.
Arino Jorge explicou que a sua pré-candidatura vem sendo construída devagar, sendo que o último passo foi a filiação ao PSDB. Com isso, ele passa integrar o grupo político mais forte do município e sacramenta a parceria que vem mantendo com o prefeito Juninho desde a posse de ambos em 1º de janeiro de 2021.
A partir de agora, até o período das convenções, o trabalho será no sentido de formalizar coligação ou federação com outros partidos. Arino acredita na possibilidade de receber apoio de dois e com isso definir as chapas para concorrer às cadeiras da Câmara Municipal.
Ele revela que o grupo trabalha pela organização do PSD com lideranças como a ex-prefeita, Edileuza Dias e o Edgar. Não descarta a possibilidade de um terceiro partido se integrar ao grupo para a formação de uma coligação forte com cerca de 30 candidatos a vereador. Se não for possível, o PSDB deve liderar a chapa com candidato a prefeito apoiado pelo PSD.
Em relação ao candidato a vice-prefeito, Arino diz que deverá ser escolhido um nome dentre todos os que integrarem o grupo formado em torno de candidatura majoritária, porém, adiantou que, no momento, é muito cedo para tratar desse assunto.
ANIVERSÁRIO DA CIDADE – No último fim de semana Rochedo viveu um clima de muita festa pelos 75 anos de emancipação político-administrativa completados no último dia 23.
Durante a semana foram realizadas inúmeras atividades administrativas como entrega e lançamento de obras e a festa terminando com show da consagrada dupla sul-mato-grossense João Bosco e Vinícius.
Arino destacou a administração de Juninho de Paula (PSDB) como histórica. “Ele é um prefeito que corre atrás da obra almejada por nossa gente. Com o senador Nelsinho, com os deputados federais, não importa o partido, na Assembleia Legislativa. Ele consegue os recursos, viabiliza a contrapartida e a obra sai” disse.
O vice-prefeito citou o fim da festa dos 75 anos de Rochedo com a realização do show de João Bosco e Vinícius no Recinto de Eventos de Rochedo. “É um espaço magnífico. Cerca de quatro mil pessoas lotaram suas dependências. Acredito que no interior do Estado não tenha nenhum município que possua um recinto de eventos do porte deste construído pelo Juninho” arrematou o pré-candidato a prefeito do PSDB.
Ele ainda registrou a construção da obra de revitalização da orla do Rio Aquidauana que se tornará um dos mais fortes atrativos turísticos do município. “É uma obra que vem sendo feita em parceria com o Governo do Estado e que se tornou realidade graças ao empenho do prefeito que sempre que podia lembrava o governador (primeiro o Reinaldo e depois o Riedel) sobre a importância e a imponência da obra” afirmou Arino.
“A administração não pode parar”, continua Arino. Por isso, ele cita outras obras em da administração do prefeito Juninho e dá ênfase a um novo loteamento com cerca de 300 terrenos que serão doados à população de baixa renda que tenha interesse de construir sua casa na cidade.
SUCESSÃO – Suceder a Juninho na Prefeitura não será uma tarefa fácil, mas não assusta Arino. Ele concorda que aparentemente Juninho não deixará nada para seu sucessor realizar, mas é só aparência. “Fica sempre alguma coisinha para o sucessor fazer. Dar manutenção no que está feito. O campo de futebol, por exemplo, é uma obra que o Juninho não vai mexer e eu como gosto muito de futebol tenho compromisso de construir um bom estádio de futebol” diz ele.
Arino vai adiante lembrando que Rochedo caminha, ainda que devagar, para se tornar um polo turístico da região Central do Estado e não se encontra preparado para a possível nova realidade. “É preciso fomentar o comércio, o setor prestador de serviços, preparar mão de obra para atender a essa demanda que surgirá no futuro. Então, pode parecer que não sobra nada para o próximo prefeito fazer, mas sempre terá onde se mexer para melhorar a cidade” sintetiza o vice-prefeito.
ESPORTES – Conclamado a falar sobre como administrará para a área esportiva, Arino Jorge lembra que sempre foi ligado ao esporte; sempre foi um desportista nato. “Então, numa futura administração nossa, se assim o povo decidir, vamos olhar com muito carinho o setor esportivo”.
Arino diz que é preciso dar continuidade no trabalho de Juninho que sempre dedicou atenção especial ao esporte, não só ao futebol, mas a voleibol, o vôlei adaptado, o futsal, enfim, às muitas modalidades esportivas coletivas que possuem adeptos na cidade e na área rural de Rochedo.
ÁREA RURAL – Questionado sobre como administrará para a área rural, Arino lembra de imediato que, se eleito, será um prefeito oriundo da área rural. “Gosto demais da área rural e com certeza será um dos setores fortes de nossa administração” afirma.
Ele reconhece que muita coisa melhorou no setor rural, citando como exemplo a Estrada da Areia que foi toda levantada e cascalhada. Segundo avaliação de Arino, “vai ficar uns dois anos sem mexer”.
Ele elenca também a ponte sobre o Rio Jatobá, próxima da barra com o Rio Aquidauana que já está licitada e que deve sair dentro do mandato do prefeito Juninho. “Já tem parte do dinheiro na conta Prefeitura de Rochedo, tem a contrapartida e acreditamos que a ponte será concluída pelo prefeito Juninho, restando apenas a parte burocrática dos trâmites licitatórios para a obra ser iniciada” conta Arino.
O pré-candidato tucano diz que o prefeito tem de ajudar o pequeno produtor, na sua pequena propriedade. “Sendo prefeito, terei um projeto específico para os nossos pequenos produtores que lutam na sua chacarazinha, no pequeno sítio e que depende desse apoio do poder público para enfrentar as dificuldades que são muitas” afirmou.
TURISMO – Durante a entrevista o radialista Eli Sousa e o entrevistado Arino Jorge elencaram diversos fatores como de relevância à região de Rochedo e Corguinho no âmbito do turismo. Cachoeira do Sossego, Cachoeira do Jatobá, Orla do Aquidauana, complexo turístico criado pelo Ecossistema Dakila que recebe dezenas de milhares de turistas anualmente sem falar no potencial hidromineral da cidade de Corguinho.
Arino acredita no potencial turístico de Rochedo e região dizendo que, se eleito, criará uma pasta especialmente para atuar no sentido de buscar mecanismos que façam Rochedo ter um melhor aproveitamento do seu potencial turístico ainda inexplorado. Assista a íntegra da entrevista de Arino Jorge no Programa “Bronca do Eli” no vídeo abaixo.