Prefeita Adriane Lopes apresenta propostas em semana decisiva
Candidata a reeleição, a prefeita Adriane Lopes (PP) participou do programa A Bronca do Eli, na manhã desta segunda-feira (30) onde apresentou um pouco da sua trajetória como administradora da capital e afirmou que em pouco e mais de dois anos teve a possibilidade de mostrar a população um pouco do seu trabalho em um curto espaço de tempo.
A prefeita explicou que ao assumir a prefeitura encarou um deficit financeiro alto, além de obras paralisadas, o desafio pós pandemia e problemas de várias ordens em todas as áreas, especialmente na saúde e educação.
Eli Sousa perguntou a prefeita como foi o desafio de organizar a cidade e colocá-la nos trilhos para o desenvolvimento.
Referindo-se às obras, Adriane ressaltou que deu atenção às entradas da cidade já que são os cartões-postais e mereciam mais atenção.
“Comecei pela entrada de Cuiabá, recapeamos e entregamos. Depois fomos para a Duque de Caxias uma das mais importantes entradas e saídas de Campo Grande porque é a entrada para o Pantanal, a saída para o Pantanal é onde nós recepcionamos os turistas, o pessoal do interior do estado, uma região muito importante e ali precisava urgente. Quando você vai ouvindo o relato das pessoas você vai trabalhando para entender como resolver os problemas. Na Duque de Caxias buscamos a parceria com o governo e foi muito positiva. Agora a obra está sendo finalizada não só as duas vias mas uma ciclovia que traz mais uma alternativa para os funcionários do pólo empresarial com alternativa sustentável. Tem muitas mulheres que estão se utilizando da bicicleta, cuida da saúde, tem um transporte barato e também a gente cria um caminho para que os ciclistas da nossa cidade possam praticar o ciclismo”, destaca Adriane.
A prefeita afirma que em relação ao asfalto o trabalho realizado é de priorizar o recapeamento, já que a garantia é de cinco a oito anos em vez de investir no tapa-buracos onde a eficiência deixa a desejar.
Adriane enfatiza que foi feito um mapeamento para analisar quais regiões estavam em desenvolvimento e observou que a região do Imbirussu precisava de infraestrutura. Adriane Lopes, destacou a entrega de uma ponte que passa sobre o córrego interligando oito bairros, facilitando a vida dos trabalhadores que antes faziam o uso de uma pinguela, assim como melhorou o escoamento dos produtos do pólo industrial.
O jornalista questionou a prefeita sobre quantos bairros estão passando pelo processo de asfalto novo. De acordo com Adriane são mais de trinta frentes em toda a cidade. Ela ainda ressaltou que hoje ocorrem obras especialmente na área do saneamento e afirma que até dezembro o objetivo é entregar 500 quilômetros de saneamento entregando qualidade de vida para os moradores.
Sobre a população que vive na zona rural a prefeita afirma que foi feito um levantamento sobre o acesso ao cinturão verde de Campo Grande e destacou os trabalhos realizados na região do Aguão.
“Quando você leva o saneamento para uma escola como essa você leva saúde para a comunidade e lá no Aguão temos mais de quatrocentas famílias e nós levamos esses benefícios. Inauguramos a primeira escola saneada de Campo Grande. A gente vem incentivando as escolas rurais da nossa cidade, nós queremos que nossas crianças que estão no campo que cresçam, se desenvolvam, que venham para a cidade para fazer uma faculdade, para estudar, mas que voltem para o campo. Lá na escola do campo a gente dá a botina para a criança, não é o tênis. Porque lá na escola do campo a criança mora num sitiozinho, numa chácara, numa área rural onde nós estamos incentivando essa preparação técnica desde o ensino fundamental para que as crianças aprendam a produzir porque os produtores do cinturão verde da nossa cidade são muito importantes, eles também estão colocando o alimento na nossa mesa”, pontua.
A prefeita explicou que por meio da secretaria de desenvolvimento é feita toda a compra da produção desta região para gerar riquezas para o município e fomentar o crescimento dessa produção.
Adriane enfatizou os destrave das obras na região do grande Nova Lima e pontuou as etapas C e D de asfalto, a reforma em todas as escolas, Imeis, as unidades de saúde que estão em processo de avanço e ampliação.
Sobre a participação da senadora Tereza Cristina em sua campanha, Adriane enfatiza que ela representa muito bem o Mato Grosso do Sul e Campo Grande e destaca que além do apoio conta com sua amizade e a parceria. Adriane relata que neste tempo a senadora também andou por Campo Grande demonstrando gratidão pelos votos recebidos investindo na cidade, trazendo recursos para melhorar a qualidade de vida dos campo-grandenses.
Quanto à questão de geração de emprego ela pontua que foram muitos desafios pós-pandemia mas que hoje Campo Grande conseguiu o pleno emprego, tem o menor índice de desocupação e que hoje na Funsat estão disponíveis mais de 2.400 vagas de emprego, mas que falta de mão de obra e há um empenho em ofertar cursos dentro da escola de capacitação da Funsat.
“Eu ando pelos bairros, eu saio do meu gabinete a gente vai para a comunidade, a gente tem estado lá, onde estão as pessoas lá é o nosso gabinete da prefeita. E lá a nossa escuta é muito importante e os campo-grandenses podem ter certeza se reeleita eu for eu vou colocar um ponto final nessa história de obras paradas e vamos avançar, zerando essa fila de espera, trazendo a construção do hospital muncipal que vai ser o caminho para solução do atendimento das pessoas da nossa capital e vamos conseguir com muito trabalho. Tem muitos desafios pela frente mas com as contas da prefeitura equilibradas. Se com todas as dificuldades nós tivemos nós chegamos até aqui fazendo grandes entregas para Campo Grande imagina com as contas equilibradas o quanto mais poderemos fazer,”
Quanto aos jovens e o primeiro emprego, Adriane destacou o papel atuante da Secretaria da Juventude onde são ofertados mais 80 cursos de capacitação, além da primeira escola de Marketing Digital do Brasil dentro do Parque tecnológico.
“O primeiro emprego é importante. É uma porta que se abre para o futuro dos jovens e hoje sem a capacitação é muito difícil a porta se abrir”.
A prefeita afirma que hoje o deficit habitacional passa de trinta mil acumulados ao longo de vinte anos. Ela pontua que em dois anos foi possível avançar com sete mil regularizações e explica que bairros importantes da capital ao longo da história encontravam-se sem segurança jurídica destacando Homex, Só por Deus, Samambaia, comunidade Mandela e que seu compromisso se reeleita será dar continuidade à pauta habitacional.
A prefeita ainda enfatiza que foi aprovada a lei de liberdade econômica para fortalecer o pequeno e médio empresário da capital para desburocratizar, diminuir impostos para que os empresários possam ampliar os seus negócios e ofertar mais oportunidades de emprego, além de oferecer infraestrutura para os empresários que já estavam instalados em Campo Grande.
Na área da saúde, Adriane ressalta que a cidade cresceu e os serviços de saúde não acompanharam este crescimento, além do sistema estar sobrecarregado. A prefeita aponta que além da capital, o sistema de saúde atende muitos moradores do interior. Ela afirma que o atendimento não será negado, porém, é preciso que tanto o governo do estado como prefeituras possam investir na saúde para que todos sejam atendidos.
“Estamos propondo o caminho da solução que é um conjunto de situações que precisam ser resolvidas. Resolver o financiamento da saúde em Campo Grande tendo em vista que atende o interior do estado, resolver a ampliação de leitos e estamos nos propondo a construção do hospital municipal e resolver com atendimento pediátrico como a prefeita fez agora, abriu o pronto atendimento infantil 24 horas e está ali no CRS Tiradentes onde em dois meses já foram atendidas mais de cinco mil crianças. Estamos propondo soluções novas para problemas antigos e recorrentes na capital”, explica;
Sobre o crescimento nas pesquisa, a prefeita afirma que era pouco conhecida mas teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho por meio da campanha eleitoral e que trouxe respostas a população em diversas áreas em que foi solicitada.
“Eu tenho uma equipe de chão. Secretários, secretárias que são muito aguerridos, experientes, uma equipe de excelência e que tem estado comigo nos bairros de Campo Grande trabalhando, ouvindo a população e buscando soluções. E hoje o que faz uma gestora avançar e ter sucesso é o empenho de uma equipe que trabalha juntos. Eu quero dizer para os campo-grandenses tanto eu como minha equipe, nós estamos preparados para os novos desafios e entregas que Campo Grande tem demandado e que nós propusemos a fazer a partir do nosso plano de governo para Campo Grande”
Em sua mensagem final a prefeita agradeceu a confiança e disse:
“vocês terão meu empenho, a minha dedicação, o meu compromisso em zerar a fila de espera por uma vaga nas escolas, em avançar e colocar um ponto final em toda obra parada na capital, em trabalhar para que Campo Grande seja cada dia mais justa. Eu quero pedir a você que está nos assistindo, eu quero pedir o seu voto de confiança, eu sou a prefeita Adriane, meu número é 11. Nessa última semana nos ajude a multiplicar esse voto e levar o nosso projeto, o nosso trabalho até aqueles que ainda não conhecem. Muito obrigada por estar conosco até este momento”, finalizou.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fotos: Ariana Gonçalves