24 de novembro de 2024

Presidente da Câmara, vereador Claudião deu nova dinâmica ao Poder Legislativo de Jaraguari

Vereador Claudião, acompanhado do vereador Renê, durante entrevista ao programa “Bronca do Eli” na Rádio Diamante FM – Foto: Impacto Mais

O vereador Cláudio Ferreira, o Claudião, promoveu várias inovações a partir do momento que tomou assento na cadeira de presidente da Câmara Municipal de Jaraguari.

Cumprindo o segundo mandato como chefe do Poder Legislativo, Carlão esteve no estúdio da Rádio Diamante FM nesta semana e, durante entrevista com o radialista Eli Sousa, no programa “Bronca do Eli”, falou sobre o bom momento que vive o seu município e abordou as inovações promovidas na Câmara Municipal.

CANTEIRO DE OBRAS – Para Claudião, integrar o poder público em Jaraguari no atual momento é “um presente divino”. Segundo ele, Jaraguari se transformou num canteiro de obras tocadas pela administração municipal com o total respaldo do Governo do Estado. “São mais de R$ 100.000.000 em obras e isso demonstra que Jaraguari está fazendo o dever de casa” diz.

O presidente da Câmara reconhece que o excelente momento que vive o município é reflexo de uma administração séria e que conta com o respaldo do Poder Legislativo “sempre muito bem representado” e que tem dado total apoio às parcerias efetuadas entre o município e o Governo do Estado começando na época do governador Reinaldo Azambuja e continuando agora no governo de Eduardo Riedel.

Claudião destaca que Reinaldo Azambuja executou obras inéditas em Jaraguari e que representam 75% de toda a infraestrutura existente atualmente no município. “Os quatro governadores que antecederam o Reinaldo fizeram muitas promessas não cumpridas como asfalto para as Furnas do Dionísio e o Jaraguari Velho, mas só Reinaldo cumpriu, apesar de não ter prometido” enfatizou. O presidente da Câmara destaca que o asfalto implantado na região “é do bom”.

AÇÕES NA CÂMARA MUNICIPAL – Tão logo assumiu a Presidência da Câmara Municipal, o vereador Claudião tratou de inovar para resgatar a credibilidade do Poder Legislativo. “Quando a gente assume uma responsabilidade dessa, a gente tem um compromisso com os vereadores e as vereadoras, mas, muito mais com o povo da cidade e com os servidores da Casa de Leis” pontuou Claudião.

Para ele, os servidores representam 90% do sucesso de um poder constituído, porque são eles que fazem as coisas acontecerem. “Sem os servidores dando suporte, as coisas não acontecem” reconhece e diz que a atual composição da Câmara conseguiu fazer uma boa legislatura graças ao apoio de todos do Legislativo: “de todos os vereadores e de todos os servidores”.

O presidente diz que foram feitas algumas adequações, além da completa reestruturação do prédio da Câmara, como a adaptação de gabinetes para que os vereadores possam atender melhor a população, além da criação da sala de reuniões. Neste ano foi dado início em melhorias no Plenário da Câmara. “Conseguimos reformular o plenário, dando mais comodidade e mais visibilidade ao vereador que não participa da Mesa Diretora” explicou Claudião.

Essas medidas garantiram mais unidade entre os vereadores. “Hoje nós somos um conjunto de 11 vereadores tratados de forma igualitária. A Mesa Diretora existe para cumprimento das formalidades regimentais e para atuar na administração do Poder. Mas, no todo, cada um dos vereadores, independente da definição político-ideológica, tem o mesmo peso” diz.

Na atual administração, a Casa ganhou um espaço específico para as gravações das sessões que passaram a ter sonorização especial durante o seu curso. “Eu diria que, hoje, os vereadores tem espaço para conceder entrevistas; podemos fazer até podcast ao vivo lá da Câmara, falando sobre o trabalho do vereador. Estamos fazendo as últimas adaptações. Eu diria que ainda não está ativo 100%, mas quando estiver os vereadores, servidores e a população sentirão a diferença”.

O presidente ainda citou uma parceria com a administração municipal que possibilitou a aquisição de uma camionete Fiat Toro 0 km para atender as demandas da Câmara de Vereadores. “Até então, a Câmara nunca havia tido um veículo oficial para que os servidores pudessem exercer seu trabalho; para que os vereadores pudessem fazer o trabalho de fiscalização e acompanhamento de obras públicas. Com essa Toro, todos ganhamos mobilidade para melhor atender a população” frisou.

PROCURADORIA DA MULHER – Outra inovação da Câmara de Jaraguari é a instalação da Procuradoria da Mulher na Sala Rosa criada pelos vereadores. “É um fato inédito na Câmara ter Sala Rosa, onde a vereadora Professora Rose é a Procuradora da Mulher e a vereadora Daniela, lá de Furnas do Dionísio, é a Procuradora-Adjunta” explana o presidente.

A partir dessas medidas, a Câmara se fez mais dinâmica no seu papel de também fazer parte das ações de combate à violência contra as mulheres. “Fizemos a abertura do Agosto Lilás e já podemos antecipar que virão novidades com essas mulheres à frente das ações na Procuradoria da Mulher durante esse mês de agosto” falou deixando no ar expectativas sobre o que está por acontecer no setor em Jaraguari.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta