21 de janeiro de 2025

“Realizamos atendimentos humanizados garantindo serviço de qualidade aos animais das 7 regiões de Campo Grande”, diz Ana Luiza.

Por Flavia Andrade

Foto: Ariana Gonçalves

Em entrevista exclusiva ao programa Bronca do Eli, a superintendente Ana Luiza Lourenço da SUBEA (Superintendente de bem estar animal Campo Grande), destaca o seu trabalho a frente da superintendência. “Há dois anos quando fomos convidados pela prefeita Adriane Lopes começamos um trabalho atendendo os animais, alí na Rui Barbosa, os atendimentos que são realizados todos os dias, nas quartas-feiras são realizados para protetoras e ongs, chegando a atender mais de 250 animais também, fazendo preventivos.  Viemos com a parte da saúde mesmo, olhando o que podemos prevenir nas doenças dos animais, e não deixar chegar em doenças mais graves, como a V11 que é uma vacina viral gratuita, para parvovirose, cinomose, um atendimento tão simples, tão pouco, que muitas vezes ajuda a saúde animal, que não precisa chegar em internação. São políticas públicas, temos que prevenir, auxiliar, e não deixar as pessoas descartarem os animais que estão doentes”, declara Ana Luiza.

Ana Luiza relata a importância do trabalho educativo começando com as crianças nas escolas, “Junto com as crianças, com a educação, estamos fazendo trabalhos nas escolas ensinando sobre os maus tratos, temos uma cartilha que é a cartibea, que é bem divertida, que elas levam para casa e acabam mostrando para os pais. Antigamente era normal você ver um animal preso em uma coleira, ele tem que estar em uma área protegida, coberta, não pode estar exposto ao sol, tem que ter água fresca, alimentação. Tem que estar com a vacina em dia, tem várias coisas que estamos trabalhando e informando a população, a castração que defende o animal de tumores e doenças importantes. A microchipagem que vem com todas as informações do tutor, que facilita caso o animal escape, é passar o leitor e conseguimos encontrar todas as informações”, pontua.

Foto: Ariana Gonçalves

Sobre telefone de contato para denúncia de maus tratos e demais informações, superintendente Ana Luiza pontua, “Temos o 156 que é o contato para denúncia, se você está vendo que o seu vizinho está fazendo maus tratos, vai uma veterinária no local verificar a informação e dependendo pode ser acionada a polícia para atendimento”, declara.

Foto: Ariana Gonçalves

Em 2024, foram registrados mais de 10 mil atendimentos cadastrados, na Subea cerca de 20 mil atendimentos foram registrados. “Os animais que são encaminhados para a superintendência são atendidos, microchipados. Temos um ônibus que foi disponibilizado pela prefeita Adriane Lopes, para que possamos levar todos os nossos serviços com dois consultórios, dois veterinários, para que possamos ir aos bairros realizar os atendimentos, para aqueles moradores que não conseguem ir até a sede”, enfatiza Ana Luiza.

Ainda sobre as ações realizadas pela Subea, Ana Luiza afirma que, “Serão realizadas várias ações ao longo de 2025 para que os animais tenham o atendimento necessário, seja de microchipagem, castração, atendimento, vacinação, entre outros”, conclui superintendente.

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