Vereador reeleito por Rochedo, Fábio Franco, fala sobre o desenvolvimento do município e parceria entre Legislativo e Executivo
Da Redação
Nesta terça-feira (12), o radialista, jornalista, apresentador, comentarista, vereador reeleito por Rochedo Fábio Franco (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Rochedo, destaca novos projetos para o município. “Dizem que a primeira reeleição do vereador é mais difícil, porque na primeira eleição você demonstra o seu trabalho e na reeleição, falam sobre tudo o que você já fez. Depois da eleição estivemos em Campo Grande em busca de recursos, emendas parlamentares e benefícios para a região”, relata.
Fazendo uma retrospectiva sobre o primeiro mandato, vereador Fábio Franco destaca, “Através do nosso parceiro, deputado estadual Lucas de Lima, tivemos várias emendas, entre elas para a saúde, educação, temos uma ONG em Rochedo, em parceria com o município, e foram recursos que ajudaram muito a cidade. Com os medicamentos, com os plantões dos médicos, que precisavam muito desses recursos”, enfatiza Fábio Franco.
“O prefeito Juninho ele superou as expectativas, apesar de Rochedo ser uma cidade pequena, que não tem muitos recursos, ele soube tramitar bem, com o governo do Estado, com os recursos. A cidade tem a história antes e depois de Juninho, ele tem um trabalho bem feito, Rochedo tem ficado cada vez melhor, e esperamos que a o Arino tenha uma boa administração, que possa continuar pelo desenvolvimento do município”, diz Franco.
Sobre o seu trabalho como radialista, “Temos essa pegada que é importante, estou fora do ar agora, mas no próximo ano temos novos projetos, vamos continuar nesse ramo, porque é uma ligação entre o rádio e a população, estamos utilizando muito o Youtube, os podcasts, e as redes sociais, trilhando um caminho para que a população tenha um trabalho satisfatório”.
Como presidente da Câmara Municipal de Rochedo, “Para nós que somos primeiro mandato, levamos um susto, mas com o apoio dos companheiros, do nosso partido, dos outros partidos, governamos para todos, por todos, fomos humildes, finalizamos a Câmara Municipal, na parte de móveis, de equipamentos novos. Hoje estamos usufruindo desse ambiente, que trouxe mais comodidade aos funcionários, a população, o plenário emprestamos para a Prefeitura, para alguns eventos importantes. Vamos buscar devolver algumas coisas para o município, e vamos finalizar essa gestão com a sensação de dever cumprido, dentro das regras das quatro linhas, e esperamos que o próximo gestor dê continuidade, faça uma boa gestão. E estamos ali para apoiar de alguma forma a próxima gestão. Existem algumas articulações mais vamos aguardar com relação à próxima gestão, e quem ganha é a população rochedense”.
Sobre a União da Câmara dos Vereadores, “Já fui convidado para participar da gestão do Jeovani, mas vou pensar, não sei se terão outras chapas, mas o vereador é a voz do povo, e torcemos para que dê tudo certo”, pontua.
Questionado sobre a gestão do PSDB no Mato Grosso do Sul, “O ex-governador Reinaldo Azambuja fez história no estado, e foi o primeiro a fazer um nome para dar sequência ao seu trabalho, quando elegeu o governador Eduardo Riedel, e eu acredito que por todo o trabalho que está sendo realizado, não terá ninguém para concorrer com ele na próxima eleição”, declara.
Atleta, jogador de futebol, Fábio Franco fala sobre mudanças no esporte, “Estamos fazendo a transição para o vôlei adaptado, é uma transição no futuro. A população está despertando o interesse, eu quase fui em Três Lagoas parabenizar o professor Lenir que esteve com a delegação de Rochedo e foram vice-campeões nos 4+, campeões nos 45+, terceiro lugar nos 65+, então vemos que para praticar esportes não precisa ter idade, precisa ter vontade, a mente trabalhar bem. É muito importante vivenciar isso dentro do município, e do esporte também, conseguir emendas como a da senadora Soraya Thronicke, de R$ 1 milhão de reais, para climatizar o ginásio, colocar placar eletrônico, cabine de imprensa, tentar junto a prefeitura para conseguir um ônibus, é importante ter esse entendimento e buscar recursos para o setor”.
Durante o seu primeiro mandato, vereador Fábio Franco destaca lei aprovada em 2023, “Tivemos uma lei aprovada em 2023, sobre o dia do evangélico, e o evento que o prefeito começou a fazer em 2017 que é o Aviva, com um artista de renome nacional. O segundo sábado de setembro ficou instituído o dia do evangélico, entre outros. A população muitas vezes não sabe o que o vereador faz, mas o vereador ajuda a aprovar várias leis, conseguir emendas para o município, para ajudar no desenvolvimento, junto com o deputado estadual conseguimos mais de R$ 1 milhão em recursos, entre outros”.
Sobre o polo industrial do município, Fábio Franco afirma que,“Acredito que Rochedo por mais que seja um município pequeno, a 80km de Campo Grande, deva ter um polo industrial, começar a estimular a vinda de empresários e grandes empresas para a cidade. Eu acredito também que devemos ter uma fábrica de sabão em Rochedo, temos a matéria-prima dentro do frigorífico, e precisamos de um empresário para investir nesse produto”, conclui.
Flavia Andrade