A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar informa que participantes do PNAE e PAA não perdem direito ao bolsa família
Yuri Simeon
A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais SEAF-SEMADESC informa às famílias agricultoras que, após crescimento de dúvidas sobre o tema, Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicado que explica possibilidade de conciliar esses programas sociais.
Nos últimos meses cresceu a busca entre famílias da agricultura familiar por respostas sobre a possibilidade de participar e permanecer no programa Bolsa Família ao serem inseridas nas vendas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para sanar essas dúvidas, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou um comunicado que apresenta a possibilidade de se permanecer nos programas seguindo regras já estabelecidas.
De acordo com o informe, “não há desligamento automático do Programa Bolsa Família para famílias que passem a vender para esses programas. As regras existentes fazem com que haja segurança para que as famílias busquem um aumento da renda. Para a maior parte das famílias de pequenos agricultores, que não vendem os limites máximos aos programas, é difícil que apenas a participação nos programas supere a renda máxima necessária para permanência no Bolsa Família”.