20 de outubro de 2024

Politicando com Jota Menon – 08 de agosto de 2023

VICE-PRESIDENTE ALCKMIN – “No Dia Nacional da Saúde, quero cumprimentar todas as companheiras e companheiros de profissão, além de enfermeiras, enfermeiros e profissionais da área da saúde, no Brasil. Pessoas de elevado valor, que dedicam suas vidas ao próximo. Parece que foi ontem que eu me formava em Medicina e ingressava na residência médica, no Hospital do Servidor!”. Do vice-presidente e quase toda semana presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB/foto acima), no X (Twitter), anteontem, 06/08, Dia Nacional da Saúde.

BATE BOCA – Os vereadores Coronel Alírio Vilassanti (União Brasil/foto à direita) e Professor Juari Lopes (PSDB) quase estragam confraternização que ocorria na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Tudo porque Vilassanti prometeu para as assistentes de Educação Infantil “assistência” para elas criarem um sindicato, só que Juari, sem saber quem tinha prometido, disse a elas que não seria possível, pois sindicatos só se criam com trabalhadores estáveis; e as assistentes sociais são contratadas por processo seletivo.

MENTIROSO – Ao se deparar com Juari (foto à esquerda) na Assomasul, Vilassanti foi logo partindo pra cima e questionando: “Tá me chamando de mentiroso”. Depois de um quase empurra-empurra, a turma do deixa disso evitou as vias de fato. Inconformado, Juari disse que vai registrar queixa contra Vilassanti por quebra do decoro parlamentar. Vilassanti disse que não houve nada. Foi só uma discussãozinha sem maiores consequências e que Juari é seu amigo de longa data. Então tá!

NEM PARECE – Ontem, 07/08, Caetano Veloso foi super, hiper etc. cumprimentado por gente de todas as classes sociais, sobressaindo-se, claro, seus colegas artistas. Nem parece, mas o Menino de Santo Amaro celebrou 81 anos de vida cantando e dançando a vida, com cara de garotão de uns cinquenta e tantos.

ELE NUNCA ENVELHECE – “Hoje é dia de festa! Dia de comemorar os 81 anos do menino de Santo Amaro, poeta da gente. O tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece! Hoje é dia de Caetanear! Parabéns, Caetano!”. Da equipe Uns Produções & Filmes, sintetizando tudo o que nós, fãs incondicionais, pensamos de Caetano Veloso (foto à direita)! Clap! Clap! Clap!

NÃO É CAMPANHA ELEITORAL – O Governo de Mato Grosso do Sul, sob comando de Eduardo Riedel (PSDB), lançou no dia 5 de maio passado um pacote de redução e isenção de tributos em diversos setores. Até mesmo a erva-mate entrou nessa lista, deixando mais barato preparar o tereré, bebida que faz parte da cultura de Mato Grosso do Sul.

NÃO É CAMPANHA ELEITORAL (1) – O programa consiste em desonerações em diversos setores, impactando pequenos e médios empresários e o dia a dia da população, dentro do conceito de um estado inclusivo, verde e próspero. Vinagre, farinha de mandioca, farinha de milho e fubá, sabonete e a erva-mate passam a fazer parte dos itens da cesta básica com redução da carga tributária de ICMS, se igualando a arroz e feijão.

APLAUSOS – Acostumada a ver governante lançar pacote de bondades em anos eleitorais, a população de MS aplaude Eduardo Riedel (foto à esquerda) que coloca em prática uma medida que seria tachada de altamente eleitoreira se fosse lançada em maio do ano que vem, perto do período de realização das convenções partidárias para escolha de candidatos a prefeito e a vereadores nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

LEI MARIA DA PENHA: 17 ANOS – Prestes a chegar à maioridade, a Lei Maria da Penha completou 17 anos neste dia 7 de agosto, com as mulheres não tendo muito a comemorar, embora os avanços no combate à violência contra a mulher tenham tido significativos avanços. Apesar do maior rigor na aplicação de penas contra autores de feminicídios e de agressões contra as mulheres, o índice de violência de gênero ainda é muito alto.

AGOSTO LILÁS – O bom seria, mesmo, não termos de promover campanhas anuais visando pôr na cabeça de certos mentecaptos metidos a machões que a violência não resolve problemas, pelo contrário, superlota as cadeias públicas e deixa milhares de crianças órfãs de mãe e desamparadas de pai. Infelizmente, todos os anos temos de promover o Agosto Lilás para tentar conscientizar a sociedade sobre a insensatez da violência doméstica, de gênero.

AGOSTO LILÁS (1) – Na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems) o tema vem tomando espaço nas sessões plenárias da casa. O deputado Professor Rinaldo (PSDB/foto à direita) diz acreditar muito no poder transformador da educação. “É preciso ensinar desde cedo o respeito, a dignidade e a singularidade de cada indivíduo, para que, no futuro, tenhamos uma sociedade mais humana e menos violenta para as mulheres e para todos”, afirmou.

AGOSTO LILÁS (2) – Para o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP/foto à esquerda), a união de esforços entre todos, agentes públicos e população, é essencial para reverter as estatísticas e apoiar as vítimas. Segundo ele, toda pessoa pode e deve fazer parte da rede de proteção. “Se você presenciar algum tipo de violência sendo cometida, seja de origem sexual, física, psicológica, moral ou mesmo patrimonial, denuncie. Essa atitude pode salvar uma vida”, enfatizou.

NÚMEROS ALARMANTES – De acordo com o Mapa do Feminicídio, elaborado pelo Governo do Estado, do início da série histórica, em 2015, até o último levantamento, em 2021, foram assassinadas 214 mulheres. E, em 2022, Mato Grosso do Sul registrou 40 feminicídios, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São, assim, 254 mortes no período, o que significa que, no Estado, uma mulher é assassinada, devido à sua condição de mulher, a cada 12 dias, em média.

NOSSOS ÍNDIOS – Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com a terceira maior população indígena do Brasil. Fica atrás do Amazonas, com 490.854 (foto à direita) e da Bahia com 229.103. Mato Grosso do Sul tem 116.346 indígenas registrados pelo Censo 2023 do IBGE. Em Mato Grosso, que tem quase o dobro da área territorial de Mato Grosso do Sul e possui uma parcela considerável de Floresta Amazônica, foram encontrados apenas 58.231 pelos recenseadores do IBGE.

DOURADOS – Entre as áreas de terras demarcadas pelo Governo Federal, Dourados tem a sexta maior reserva indígena no Brasil em termos populacionais. São 13.473 indígenas vivendo espremidos na aldeia urbana Bororó de Dourados.

ADEUS A ARACY BALABANIAN – Morreu ontem (7), no Rio Janeiro, a atriz Aracy Balabanian (foto acima), orgulho de Campo Grande. Durante todo o dia de ontem os meios de comunicação de todo o Brasil dedicaram generosos espaços para falar da menina que saiu de Campo Grande aos 10 anos de idade e se decidiu atriz na primeira vez que entrou em um teatro. Felizmente, a Dona Armênia, de Rainha da Sucata, e Cassandra, de Sai de Baixo, foi homenageada em vida por Campo Grande emprestou seu nome ao Teatro Aracy Balabanian na Rua 26 de Agosto (foto à esquerda) bem pertinho do ponto em que José Antônio Pereira fundou a hoje capital de Mato Grosso do Sul.

AGRADÁVEL VISITA – Eu e Edna recebemos na manhã de ontem, segunda-feira, a visita da nossa comadre Terezinha de Almeida Garcia, esposa do compadre Natal e mãe da nossa afilhada Natália e do Alexsander. Moradora de Paranaíba, Terezinha estava de visita à filha Natália e ao neto Nícolas, em Rio Verde de Mato Grosso, no norte de MS, e aproveitou para dar uma esticadinha e nos presentear com a agradável visita. Na foto à direita, minha sogrinha, Dona Auta, comadre Terezinha, eu, Nícolas Edna e a autofotógrafa, Natália. Obrigado pela visita. Foi muito bom revê-los. Esperamos retribuir a visita dia destes dando uma esticada até Rio Verde de Mato Grosso. Grande abraço!

VIVA O PORCO! Concluindo a coluna e entrando em estado de concentração para o jogo de amanhã à noite quando confirmaremos nossa presença pelo sexto ano consecutivo nas quartas de final da Copa Libertadores de América. É Porco comendo Galo. Viva o Porco!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta