Bitucas de cigarro podem ser usadas na construção civil, aponta estudo da UEMS
Pesquisa é desdobramento de parceria entre RFB e UEMS/Mundo Novo para reutilização de bitucas
Rubens Urue
O Centro de Pesquisas em Materiais (Cepemat) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Dourados teve artigo científico publicado em 18 de julho de 2023 na Revista Foco Interdisciplinary Studies, publicação interdisciplinar semestral que tem como premissa publicar trabalhos de natureza científica voltada a diversas áreas, dentre as quais: sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
Denominado Caracterização de Corpos de Prova Solo-Cimento Incorporados com Filtros de Cigarros, correspondendo aos títulos em inglês Characterization of Soil-Cement Specimens Incorporated with Cigarette Filters, o trabalho do Grupo do Cepemat, da UEMS/Dourados está registrado sob a identificação DOI: 10.54751/revistafoco.v16n7-081 na referida revista, que tem selo Qualis B2, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O projeto é um desdobramento de parceria entre a Receita Federal do Brasil (RFB) com a Unidade Universitária da UEMS de Mundo Novo, sendo esta, a primeira instância de convênios e acordos para estabelecimento de uma solução que buscasse destinação para as cargas de cigarros apreendidas pela RFB, baseada numa orientação com foco no reaproveitamento dos materiais e da sustentabilidade ambiental.
O prof. Dr. Aguinaldo Lenine Alves, que integra o grupo de pesquisadores do Cepemat informa que a ideia para a pesquisa surgiu de um convite do professor e gerente da UEMS/Mundo Novo, Leandro Marra. “No primeiro contato conhecemos um armazém para resíduos de cigarro na Receita Federal do Brasil (RFB), em Foz do Iguaçu (PR). Fomos conhecer a Itaipu Binacional e, também, o galpão da RFB nesta ocasião. Dos cigarros contrabandeados apreendidos, eles já tinham um aproveitamento da erva para compostagem e o que sobrava era o filtro do cigarro. Eles não tinham como aproveitar esse material. E como nós trabalhamos com o reuso de materiais agregados à construção civil, o professor Leandro Marra fez esse convite para conhecermos o local, uma vez que eles possuem uma grande quantidade desse material, em volume e em tonelada”.
De acordo com Lenine, após a visita técnica, amostras foram trazidas e apresentadas para os colegas do nosso centro de pesquisa. “E, assim, tivemos algumas ideias para reaproveitar esse material, incorporando-o no solo-cimento. Acrescentamos o filtro do cigarro em doses. Tentamos em quantidades diversas, como 2,25% e 2,50%, mas dentro dos parâmetros avaliados, a dosagem de 1,25% foi a mais adequada para os compósitos preparados”, explicou Lenine.
Comitiva da UEMS em visita à RFB, em Foz do Iguaçu/PR, para conhecer estoque de resíduos com bitucas de cigarro, no ano de 2020.
Parceria entre a RFB e a UEMS/Mundo Novo
A parceria entre a UEMS/Mundo Novo e a RFB tem garantido uma troca de experiências a ambas as instituições, sendo que é a sociedade que se beneficia desta interação interinstitucional. O próprio projeto do Grupo do Cepemat é um reflexo desta cooperação. A Universidade Estadual já recebeu doações diversas, desde veículos a mobiliários e equipamentos eletrônicos que potencializam ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um importante passo foi a construção do Laboratório de Vermicompostagem, com área de 96 metros quadrados localizado na Unidade de Mundo Novo. “O espaço é utilizado para a realização de atividades rotineiras de sala de aula, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos de Iniciação Científica e atividades de extensão, cujos benefícios diretos se voltam à sociedade local”, relata o gerente de Unidade, prof. Dr. Leandro Marra.
A parceria que teve início em 2018 vem resultando em série de avanços, entre eles, a implantação do Campus II da unidade de Mundo Novo por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) com a cedência do antigo prédio da Receita Federal de Mundo Novo para a UEMS, oportunizou também a disponibilização de celulares corporativos para todos os servidores de Mundo Novo/MS através da doação de aparelhos apreendidos pela RFB, além da disponibilização de scooters/motocicletas elétricas que contribuem na mobilidade para demandas administrativas e das coordenações dos cursos.
“Os frutos dessa parceria beneficiam a comunidade em geral com uma destinação apropriada de itens provenientes de apreensões e contribuem em melhorias para a comunidade universitária, no desenvolvimento de pesquisas e no trabalho da universidade. De acordo com o prof. Dr. Leandro “esse contexto da parceria com a Receita Federal comprova a importância das parcerias em prol das metas e que tem oportunizado entregas para a sociedade. Este é apenas uma fração do que a academia, através da ciência, pode contribuir na busca por melhorias e resoluções de problemas da sociedade”, finaliza Marra.
Toneladas de cigarros contrabandeados apreendidos necessitam de descarte (Foto de Rodrigo Krefta).
Mais sobre a Revista Foco
A Revista Foco é uma publicação interdisciplinar semestral que visa ampliar a discussão e disseminação em Administração e áreas correlatas, resultante de pesquisas acadêmicas e profissionais. Este projeto editorial de cunho técnico e científico é uma iniciativa da Faculdade Novo Milênio em parceria com grupos de pesquisa de pós-graduação em stricto sensu nacionais, sendo publicada ininterruptamente desde o ano de 2006.
Com ajuda do Sistema Eletrônico de Editoração Científica – SEER, baseado este na plataforma aberta do Open Journal System (OJS) e desenvolvida pela universidade pública canadense Simon Fraser, o sistema editorial acolhe artigos em (português, inglês e espanhol) avaliados pelo sistema Double Blind Review (Avaliação por Pares). As submissões de artigos científicos e relatos técnicos poderão ser feitas conforme as linhas editoriais variadas, dentre as quais: Empreendedorismo, Inovação, Gestão Ambiental e Gestão Pública.