Incentivo à produção literária e cultural nas escolas é tema de projeto de lei
Matéria que incentiva a leitura e produção cultural é de autoria do deputado Antonio Vaz – Foto: Luciana Nassar
Christiane Mesquita
O deputado Antonio Vaz (Republicanos) apresentou nesta manhã (21) o Projeto de Lei 28/2024, que institui a “Medalha Jovem Escritor” das escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de reconhecer e incentivar os jovens à produção literária. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O objetivo do prêmio é reconhecer e fomentar os jovens talentos da literatura, formação acadêmica e cultural. O prêmio será dividido em duas categorias, alunos do ensino fundamental e do ensino médio, abordando temas diferentes. Além da medalha, será instituído um prêmio definido pela Secretaria de Estado de Educação (SED).
“É dever da família estimular o hábito da leitura desde a infância, contribuindo assim para o futuro e o desenvolvimento dos filhos. Ao mesmo tempo, cabe às instituições de ensino e aos professores promover a prática literária, reconhecendo e recompensando aqueles que mais se empenharem. O incentivo à leitura beneficia toda a sociedade, proporcionando informações aos estudantes e contribuindo para uma sociedade mais informada, favorecendo o avanço na formação de opinião do povo sul-mato-grossense”, justifica o deputado Antonio Vaz, autor da matéria.