A administração tem que promover o desenvolvimento e o bem-estar da população, aponta Álvaro Urt
Ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt falou sobre a volta ao cenário político durante um bate-papo no Programa A Bronca do Eli. Segundo ele, “é um prazer muito grande ser representante do povo de Bandeirantes e para isso nós estamos habilitando a nossa candidatura. Hoje sou pré-candidato e pretendemos registrar a nossa candidatura em breve. Eu sempre fui um cidadão indignado ao deparar com algumas instituições que não funcionam”, comentou Urt.
“Quem de nós que já não teve um contato com a repartição pública e foi mal atendido e não pôde exercer os seus direitos? Então isso é que me motivou a aceitar esse convite de, em um determinado momento, disputar o pleito como candidato a prefeito da minha cidade Bandeirantes”.
Conforme o ex-prefeito, a gestão pública é muito complexa. “O que a gente sempre quis enfatizar e valorizar é que o cidadão é brasileiro no município que ele vive. É ali que eu tenho que exercer os meus direitos, as minhas obrigações. E a cidade tem que promover o desenvolvimento, o bem-estar, para que o dinheiro dos tributos que nós pagamos retorne em benefício do contribuinte. Todos nós, cidadãos, somos contribuintes. E é esse dinheiro que forma o orçamento da prefeitura, é o nosso dinheiro, e tem que ser usado com seriedade e com responsabilidade”.
Questionado pelo jornalista Eli Souza sobre o afastamento do cargo em 2020, após ter o mandato cassado por decisão da Câmara Municipal, ele cita que a Constituição Federal, que é a Lei maior do nosso país, estabelece, nos primeiros artigos, que os poderes da União são: Executivo, Legislativo e Judiciário. “E os poderes são independentes. Cada poder tem como tomar sua decisão. Mas eles têm que ser harmônicos, isso também é um preceito constitucional. Eles têm que sentar à mesa e debater os interesses da sociedade”, explica.
“Nós temos que contribuir para a gente ter uma cidade melhor, onde o cidadão seja respeitado, onde o orçamento público seja usado com responsabilidade, para a gente poder ter o orgulho de dizer que é um cidadão brasileiro, e eu sou um cidadão de Bandeirantes”, acrescenta.
Quanto à obra de maior importância durante seu mandato, Urt destaca um compromisso de campanha, que foi a conclusão do Ceinf. Segundo ele, a obra estava abandonada há mais de seis anos. “Era só um escombro. Aliás, nós tínhamos várias obras iniciadas e inacabadas. Então, eu fiz esse compromisso de campanha, nós falamos em comício, que no primeiro ano do mandato a gente terminaria aquela obra. Nós assumimos esse compromisso e, felizmente, honramos a nossa promessa. No exercício seguinte, as aulas já tiveram início para atender o interesse das nossas crianças”.
Sobre a avaliação do mandato na prefeitura, que durou três anos e nove meses, o ex-prefeito aponta que foi muito positiva. “Nós fizemos uma avenida que mudou a imagem da cidade. Terminamos o Ceinf e mais duas UBS que estavam paralisadas, eram obras abandonadas. Nós terminamos uma escola municipal no distrito de Congonhas. Enfim, nós viabilizamos a agricultura na região do Pulador, nós fizemos uma obra muito impactante lá na zona rural, porque é importante a gente entender a vocação econômica do nosso município”.
O pré-candidato lembra que a vocação econômica de Bandeirantes é o agronegócio. “Hoje está se transformando na capital do agronegócio, várias empresas se instalando. Está se transformando, nós tivemos uma conquista muito importante, que é a Coamo, a C.Vale. Bandeirantes é um dos poucos municípios do Brasil que tem a presença de grandes cooperativas agrícolas. Então, isso foi um marco, chegou no nosso mandato, e foi um marco no desenvolvimento econômico da região”.
Da Redação