Alavancado pela chegada da Cooperativa Casul, Bataguassu se transforma na Capital do Amendoim
O município de Bataguassu está se transformando na Capital do Amendoim e esse incremento na produção desse importante cereal se deve à chegada da Cooperativa Casul, cujo presidente Júlio Carlos Arruda, visitou o prefeito Akira Otsubo na tarde desta sexta-feira, 15.
No gabinete do prefeito, o empresário foi ouvido pelo radialista Eli Sousa na Rádio Portal FM, oportunidade em que falou sobre os investimentos que estão sendo realizados no município.
Inicialmente o empresário afirmou que a logística do município é muito boa e a recepção à Família Cooperativa Casul no município também foi excelente. A isto se somou o fato de o prefeito Akira Otsubo ter oferecido uma área bem adequada para montar uma indústria de processamento do amendoim. “A esse conjunto de fatores vieram somar vários produtores” diz Júlio Arruda. Atualmente são mais de 6.000 hectares cultivados em Bataguassu e mais de 10.000 em todo o Estado, isto apenas os agricultores fechados com a Caçu.
Para implantação da unidade fabril de Bataguassu serão investidos aproximadamente 120.000.000 no município no espaço de quatro ou cinco anos.
A perspectiva da Cooperativa Casul é de que em 2027 a unidade esteja funcionando com toda a sua capacidade, mas até janeiro do próximo ano a empresa inaugura as fases 1 e 2 da indústria, gerando diretamente cerca de 500 empregos e um número bem maior de empregos indiretos.
Além de Bataguassu estar estrategicamente localizada na divisa com o Estado de São Paulo, o fator preponderante para a escolha da cidade, segundo Júlio Carlos Arruda, foi o traçado da Rota Bioceânica que vai partir de Bataguassu rumo à fronteira do Brasil com o Paraguai, em Porto Murtinho e a recepção que tiveram na cidade.
“São fatores muito importantes a logística da qual eu falei. Mas não é porque está na porta do Estado de São Paulo. Poderia ser Três Lagoas, poderia ser Paranaíba ou alguns outros municípios, mas a recepção que tivemos aqui em Bataguassu é que foi preponderante, foi a mais agradável e o empreendimento está andando muito bem” pontuou.
SAINDO NA FRENTE – Júlio Arruda faz uma comparação entre Bataguassu e Jaboticabal, a capital do amendoim no Estado de São Paulo. “A Capital do Amendoim é Jaboticabal. Só que hoje na região que a gente atua no território paulista, temos Parapuã, que se destaca e Tupã que já planta o dobro do que Jaboticabal. Mas, quem saiu na frente foi Jaboticabal. E aqui Bataguassu também saiu na frente e com certeza colherá os benefícios desse pioneirismo” relata.
AKIRA OTSUBO – O prefeito Akira Otsubo agradeceu o Grupo Empresarial Cooperativa Casul, na pessoa do empresário Júlio Carlos Arruda, por acreditar na potencialidade do município de Bataguassu e do Estado. “A cooperativa está investindo em Bataguassu, proporcionando a geração de emprego e renda para o município e consequentemente para o Estado de Mato Grosso do Sul. Tenho certeza de que a parceria entre o Estado e o município com a Cooperativa Casul renderá bons dividendos a todas as partes envolvidas” avaliou Akira Otsubo.
Para Akira, os empresários que estão chegando em Bataguassu formam um grupo de homens de visão no mundo do empreendedorismo. “Pessoas que conhecem a capacidade do empreendimento que estão fazendo, então tenho certeza de que farão sucesso aqui Bataguassu” afirmou o prefeito para quem o município será o grande beneficiado não só com geração de emprego, mas também com o desenvolvimento econômico que uma indústria proporciona por si só.