Em festa, Bataguassu recebe Simone para inauguração do Paço Municipal Ramez Tebet
A cidade de Bataguassu viveu uma manhã festiva com o prefeito Akira Otsubo (MDB) recepcionando a ministra de Planejamento e Orçamento governo Lula (PT), a ex-senadora Simone Tebet (MDB). Natural de Três Lagoas, Simone esteve em Bataguassu para prestigiar a inauguração do novo Paço Municipal da cidade que recebeu o nome de seu pai, o saudoso ex-governador do Estado e ex-presidente do Senado Federal, Ramez Tebet
O prédio, agora bonito e imponente, era uma das obras inacabadas recebidas pelo prefeito Akira Otsubo. Inaugurado hoje, o novo Paço Municipal possui toda infraestrutura necessária para o bom desempenho do prefeito, secretários e funcionários públicos municipais oferece e, ao mesmo tempo, comodidade e conforto aos munícipes que precisam de atendimento público.
“É uma data especial, não só pela inauguração da obra, mas pelas autoridades que nós estamos recebendo” afirmou o prefeito reportando-se à ministra do Planejamento e Orçamento. Para ele, a ministra esteve em Bataguassu não apenas pela solenidade de inauguração, também pela amizades e o carinho que tem pelo município.
Sobre estar inaugurando uma obra que foi deixada inacabada por administrações anteriores, Akira reafirmou não ter intenção de criticar ninguém, mas ressaltou que todas as obras que ficaram inacabadas estão sendo retomadas e serão concluídas.
Ele citou como exemplo a Escola é Rondon que está sendo colocado para funcionar, assim como a creche que também vai funcionar beneficiando a população da cidade. “Estamos concluindo sim e vamos concluir as obras que estavam com problema” enfatizou.
Akira afirmou que várias obras inacabadas estão com problemas na fonte do convênio e enquanto esses problemas não forem resolvidos, é impossível a retomada da obra. Obras como o Polo Aquático e Avenida São José são exemplos apontados pelo prefeito que reforça a informação de que todos os esforços estão sendo feitos junto aos órgãos parceiros para que os problemas pontuais sejam sanados e as obras possam ter continuidade.
Akira ainda falou sobre diversas outras parceria do município com órgãos da administração estadual e federal que precisam de ajustes antes de serem retomadas. Mostrou confiança de que o governo de Eduardo Riedel (PSDB) retomará as obras do minianel rodoviário, acordo entre Estado e Município assinado ainda na administração de Reinaldo Azambuja (PSDB).
– Sobre a denominação dada ao Paço Municipal, Akira disse que o senador “Ramez Tebet foi uma das figuras políticas mais importantes do país”. Para ele, “o ex-governador e ex-senador Ramez Tebet se tornou exemplo de moral inatacável no meio da sociedade política do nosso Estado e do nosso pais”.
O prefeito relacionou os cargos exercidos por Tabet que foi prefeito de Três Lagoas, secretário estadual de Justiça, deputado estadual, vice-governador e governador de Mato Grosso do Sul, superintendente da Sudeco, Ministro das Cidades e senador da República, cargo que lhe proporcionou o exercício da Presidência do Senado Federal.
“O Ramez Tebet foi, realmente, um político expoente de nível nacional, embora sempre tenha sido uma pessoa simples, um cidadão humilde e do povo. Foi uma das pessoas mais inteligentes do no Estado, competente e leal o que o fez se destacar no cenário nacional” frisou o prefeito emocionado.
Akira cultivou uma longa amizade com Ramez Tebet que se iniciou na juventude de ambos. Ele foi reeleito mais duas vezes vereador pelo distrito de Véstia, hoje município de Selvíria, quando teve oportunidade de atuar na Câmara Municipal no período que Ramez administrou o município de Três Lagoas. Em 1982, quando Ramez deixou de ser deputado estadual para ser eleito vice-governador na chapa de Wilson Barbosa Martins (sempre pelo MDB), Akira conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual se reelegendo para o cargo até a eleição de 2006. Em 2010 disputou uma cadeira na Câmara Federal ficando com a primeira-suplência. Como o então governador André Puccinelli (MDB) nomeou o então deputado federal Edson Giroto para o cargo de secretário estadual de Obras, Akira acabou exercendo quatro anos de mandato como deputado federal (2007/2011).