25 de novembro de 2024

Trecho da BR-163 que desabou pode ser liberado antes do previsto

Com os trabalhos adiantados nas obras emergenciais de recuperação da BR-163/MS, entre os kms 500 e 501, em Jaraguari, que desabou após o rompimento da barragem de uma represa, pode ser liberarado antes do prazo inicialmente previsto de 15 dias, segundo informou a concessionária que administra a rodovia, CCR MSVia.

Atualmente, as equipes finalizam os trabalhos de aterramento para, em seguida, iniciar o processo de pavimentação do trecho. Durante o trabalho, o tráfego funciona no sistema pare e siga.

Segundo o gerente de engenharia da CCR MSVia, Marcus Vinícius Pereira, foi necessário aumentar em mais de 100 o número de colaboradores. 

“Por dia, recebemos mais de 80 carretas carregadas com pedras, que garantem a execução do aterro. Assim, conseguimos adiantar os trabalhos e poderemos iniciar brevemente os serviços de reconstrução do pavimento”, pontua.

O gerente de operações da Concessionária, Arrison Szesz explicou que para adiantar as obras, foi realizado um planejamento logístico. Ao todo, são utilizados 50 equipamentos essenciais para a obra, incluindo escavadeiras, caminhões, rolos compactadores e tratores de esteira. Até o final das atividades, estima-se utilização de 16 mil toneladas de pedras, 400 toneladas de asfalto, 1.000 metros de defensas metálicas, além de instalação de novo sistema de drenagem.

“Com isso, as ações progrediram e conseguimos, ainda, diminuir o tempo de espera do cliente nas filas do ‘pare e siga’, priorizando a segurança e, ao mesmo tempo, garantindo a fluidez da rodovia”, explicou Arrison.

Orientações

Mesmo com o adiantamento das obras, a Concessionária ainda alerta aos motoristas que, enquanto houver intervenções na pista, o trecho continuará com fluxo em sistema ‘pare e siga’. Dessa forma, o local apresenta lentidão de tráfego, principalmente em horários de pico. 

Àqueles que preferirem, uma das opções é o desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-010 (rodovia pavimentada até Rochedinho) e posterior acesso a MS-244. Outra escolha indicada é o desvio entre a BR-163/MS e a MS-080 e posterior acesso a MS-430, seguindo até a cidade de São Gabriel do Oeste.

Por fim, existe, ainda, a alternativa de desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-080, e posterior acesso a BR-419, rumo a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.

O aviso aos motoristas sobre a interdição parcial está sendo feito por meio dos Painéis de Mensagens Variáveis Fixos e Móveis dispostos ao longo da rodovia, Praças de Pedágio, e pelas equipes de operação na pista.

Vale lembrar que é fundamental que os motoristas programem com antecedência os trajetos, de forma a evitar imprevistos por conta de eventuais lentidões que podem ocorrer no trecho em obra.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte: Correio do Estado

Foto: Paulo Ribas

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