12 de dezembro de 2024

Conjuminando de mamando a caducando com Barbosires – 04/08/2023

C om nosso pedido antecipado de desculpa pelo imprevisto que nos impediu de postar a coluna no sábado como havíamos combinado com você, leitor, chegamos com mais um Conjuminando de Mamando a Caducando que desde esta data circulará nos fins de semana datada de sábado. Nosso objetivo é repercutir com mais precisão assuntos que foram notícias no decorrer da semana, sem sensacionalismo ou radicalismo. Queremos apenas enfatizar a comentar a verdade dos fatos.

E o mês e a semana passada findaram com sucessos os eventos comemorativos aos 124 anos de emancipação político-administrativa da Cidade Morena abençoada por Nossa Senhora da Abadia, Santo Antônio e todos os santos.

Rose_Modesto_-_Posse.pngN esta semana que se findou também registramos o sucesso da presença da caravana da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) comandada pela ex-deputada federal e ex-vice-governadora do Estado, Rose Modesto (União Brasil/na foto acima em seu gabinete em Brasília). Na caravana que visitou Mato Grosso também foi figura de destaque a ministra do Planejamento e Orçamento do governo Lula, Simone Tebet (MDB/MS) que aqui esteve trazendo verbas e projetos que destacam Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

Kimberlly segue internada na Santa Casa (Reprodução/Redes Sociais/Brenda Assis)

J á no campo da saúde e fé cristã o maior acontecimento foi o caso da jovem Kimberly Pairana de Araújo (destaque na fotomontagem acima), de 19 anos, que, após sofrer um trágico acidente, depois de vários dias de vigília com orações acordou do estado de coma. A família da acidentada consideram a sua recuperação parcial como milagre divino e agradece de coração aos que oraram ou oram pela vítima.

U m outro fato que não é novo, mas voltou robustecido foi o da florada dos ipês, inclusive com o surgimentos das flores na cor verde (foto acima), a grande novidade, já que as outras tonalidades – o roxo, amarelo, branco etc. – são muito belas, porém consideradas comuns.

M uito belos também estão os floridos campos dos produtores de girassol (foto acima) que por alguns anos deixaram de produzir essa cultura agrícola por falta de política de incentivo do Governo Federal. Felizmente a mudança de mentalidade governamental mudou e os campos estão se tornando verdadeiras ilhas floridas com o girassol cultivado para exportação a países que o utilizam para a produção de azeite de qualidade, usando tanto na colunaria quanto no tratamento médico. Parabéns às autoridades por incentivarem a produção de mais essa cultura agrícola em nosso Estado.

I nfelizmente na região Sul de nosso Estado, especialmente na de Fronteira e na Grande Dourados, várias comunidades e propriedades rurais foram atingidas pelos temporais provocados pelas mudanças climáticas, trazendo grande perdas aos produtores. As autoridades das três esferas, federal, estadual e municipal, estão viabilizando meios e recursos para atender as propriedades atingidas.

N esta época de chuvas e intempéries climáticas, o mundo todo sofre quando surpreendidos por fenômenos não tão naturais como o eram antigamente. Na Europa e nos Estados Unidos os problemas se repetem com mais intensidade que aqui. Isso representa a resposta da Mãe Natureza que vem sendo violentada pelos homens há séculos. Na verdade, os homens não dão a mínima para a Natureza. Preferem olhar seus interesses financeiros, e só!

A s áreas devastadas na Amazônia (foto acima), no pouco de Mata Atlântica que ainda resta no país e até em regiões litorâneas e marítimas são imensas. Todos os dias, milhares de hectares de nossos biomas são devastados em nome do lucro. Vemos diariamente abusos na orla marítima com empresas imobiliárias construindo mais e mais edifícios de olho no sempre lucrativo mercado do turismo interno e internacional.

N o Nordeste, as quedas de barreiras e desmoronamentos em estradas, serras e morros na maioria dos registros são causados por falta de infraestrutura e ganância das empreiteiras e de governantes corruptos.

D eus queira que os desmoronamentos não continuem a atingir as classes sociais menos favorecidas e que vivem em permanentes condições de riscos. Infelizmente, como sempre temos vistos que mais padecem com os eventos naturais são os favelados ou os que habitam submoradias nas encostas das morrarias presentes em todas as cidades litorâneas de nosso país.

O utro fato de destaque internacional nos meios de comunicação é a parceria da agência chinesa Xinhua com o jornal O Estado que, sem dúvida, abrirá novos intercâmbios. A parceria representa a consolidação do ato de visão do empresário Jayme Valler e que só enobrece Mato Grosso do Sul. A Xinhua, ou Nova China, é a agência estatal de notícias oficial do governo da República Popular da China, sendo a maior agência de notícias daquele país. Tem edições em inglês, francês, russo, árabe, espanhol, japonês, coreano, alemão e português. A agência oferece a emissão de “notícias de economia, política, sociedade, cultura, desporto e tecnologia”. Em tempo: cumprimentamos os torcedores das equipes que se deram bem no fim de semana e se mantiveram na ponta do Campeonato Brasileiro. Em destaque, na primeira colocação, segue o Botafogo que foi derrotado pelo meu Flamengo, resultado que pôs fogo na disputa do campeonato que tem ainda pela frente 16 rodadas, ou 48 pontos a serem disputados. Viva o meu Flamengo, responsável por mostrar que o Botafogo está bem, mas não é imbatível. Conjuminei! Até sábado!

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta