Delegado-geral de MS e presidente da Adepol são homenageados por vereador Claudinho Serra
O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel, e o presidente da Adepol – MS (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul), André Matsushita Gonçalves, foram agraciados com a Medalha Legislativa “Delegado da Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira”, por indicação do vereador Claudinho Serra (PSDB), nesta quarta-feira (21).
A Medalha Legislativa “Delegado da Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira” é uma distinção que tem como objetivo honrar os policiais civis que se destacaram por sua bravura, dedicação e contribuições notáveis para a cidade de Campo Grande. A sessão solene foi realizada em antecipação ao Dia do Policial Civil, que é comemorado em 29 de setembro e foi oficialmente incluído no calendário de eventos do estado do Mato Grosso do Sul em 2013.
A homenagem carrega consigo o nome do Delegado Aloysio Franco de Oliveira, profissional da Segurança Pública que dedicou sua vida à causa da justiça e à segurança pública. Ao longo de sua carreira, o Delegado Aloysio desempenhou diversas funções de grande relevância, incluindo a de Delegado Regional de Polícia em Campo Grande, diretor geral da Polícia Civil, secretário adjunto de Segurança Pública, Coordenador Geral do Departamento Penitenciário Nacional em Brasília/DF e Superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre outras.
Durante a sessão solene, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, destacou a importância da missão da categoria. “O policial civil tem a responsabilidade e o compromisso inabalável em contribuir para uma sociedade mais segura e justa, muitas vezes arriscando suas próprias vidas para cumprir seu dever”.
“Quando o policial recebe uma homenagem, uma medalha, ele tem a certeza que o seu dia valeu a pena. Que valeu a pena a vida. E esta medalha é ainda mais significativa pois o delegado Aloysio foi um grande amigo meu e uma grande referência para todos”, citou o delegado André Matsushita.
“Esta cerimônia foi um momento de grande significado não apenas para os homenageados, mas também para toda a comunidade de Campo Grande, que pôde expressar sua gratidão e reconhecimento pelos esforços incansáveis desses profissionais em manter a segurança e a ordem em nossa cidade”, destacou Claudinho Serra.
A Medalha Legislativa “Delegado da Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira” continua a ser um símbolo da coragem, dedicação e serviço exemplar dos policiais civis de Campo Grande, inspirando futuras gerações a seguir o mesmo caminho de comprometimento com a segurança e a justiça.
Homenageados
Roberto Gurgel é formado em Direito pelo Centro Universitário de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002 e ingressou na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de Polícia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito, onde atuou como delegado titular por 8 anos.
Ocupou vários cargos administrativos dentro da Polícia Civil, entre eles de assessor de Administração da Delegacia Geral da Polícia Civil, assessor de Gestão e Projetos, ssessor Jurídico, diretor Administrativo e Técnico do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), coordenador Administrativo do DPI (Departamento de Polícia do Interior), diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e Diretor da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol).
Em fevereiro de 2022 foi empossado pela primeira vez no cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil, sendo reconduzido ao cargo no atual Governo.André Matsushita Gonçalves é graduado em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (SP), pós graduado Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Católica Dom Bosco (MS), pós graduado Lato Sensu em Gestão de Segurança Pública pelo Centro Universitário Toledo (SP), além de ser Multiplicador de Polícia Comunitária, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Delegado de Polícia de Classe Especial, exerceu suas funções no Núcleo de Planejamento, Operações e Informações da Polícia Civil, Unidade Integrada de Combate ao Crime Organizado, Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado, e na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Também ocupou o cargo de superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias e foi chefe de gabinete no Departamento de Inteligência Policial. Ocupou ainda os cargos de diretor do Gabinete da Delegacia Geral e Delegado-geral adjunto da Polícia Civil.