Dia do Gaúcho é reverenciado em Sessão Solene na Câmara Municipal
Durante o mês de setembro são comemorados o Mês do Gaúcho, a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho, este celebrado no dia 20 de setembro.
Em reverência a estas datas foi realizada uma Sessão Solene na Câmara Municipal para homenagear toda comunidade gaúcha do município de Maracaju. Durante a noite foram homenageadas pessoas que prestaram serviços relevantes ao CTG e à sociedade maracajuense como um todo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Robert Ziemann, comentou a importância dos gaúchos que chegaram em Maracaju e desempenharam um papel importante no crescimento e no desenvolvimento da cidade. “Queremos parabenizar todos os gaúchos pelo seu dia e dizer da alegria de estarmos aqui nesta noite. São pessoas que, com muito trabalho, contribuíram para que nossa cidade tenha se tornado próspera” disse Robert.
UM POUCO SOBRE A SEMANA FARROUPILHA
A semana farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX.
A Revolução Farroupilha foi a mais longa guerra civil registrada no Brasil. O embate ocorreu entre os anos de 1835 e 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e fraternidade. Em memória à histórica revolução, durante a Semana Farroupilha os gaúchos montam acampamentos e celebram a cultura e a tradição tomando chimarrão mesclado com desfiles e shows.
Nos eventos relacionados à cultura gaúcha, os participantes usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Os eventos acontecem em todas as cidades do Rio Grande do Sul e em municípios de vários estados brasileiros, como Maracaju, onde tem um CTG.
A Guerra dos Farrapos, como também ficou conhecida a Revolução Farroupilha, encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
A HISTÓRIA DO C.T.G NOVA QUERÊNCIA
Em meados de 1978 um grupo de amantes do tradicionalismo gaúcho começou seus primeiros movimentos para a fundação de um Centro de Tradições Gaúchas – CTG – no município.
A união, a força e o desejo de uma base forte sustentada pelos pilares do tradicionalismo deram origem ao CTG Nova Querência.
Desde a fundação do CTG, no ano de 1978, acontecem todos os anos o almoço do Dia das Mães, Dia dos Pais, Jantar Italiano, Baile do Chopp e a Semana Farroupilha.
As invernadas de danças tradicionais começaram na fundação do CTG e se apresentavam em eventos do município e hoje participam dos principais eventos de dança e das principais competições como exemplo rodeios artísticos, Fegams e Fenart, entre outros.
Foram homenageados: Caetano Munaretto Neto, Lidiane Beatriz Chiesa Munaretto, Lucio Jorge Bueno, Minéia Cervi, César Limberguer, Nelsa Vincensi, Telmo Roos, Jaime Basso, Ernani José Kusiak, Elvio Drews, Edi de Jesus Santos Tavares, Valmor Cervi, Edemilson Vincensi, Clóvis Vincensi, Sérgio Agostinho Tonietto (In Memorian), Edson Rogério Sartori, João Neri de Oliveira, Jairo da Silva Antória e Odir Cervi.
Participaram também das solenidade o prefeito Marcos Calderan, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG -, Agadir Mossman, o patrão do CTG, Dejair Santos, a patroa do C.T.G, Juliana Viapiana Baldin, a patroa do MTG, Serlei Mossman, o secretário de cultura, Rafael Fernandes, os vereadores João Rocha, Luciano França, Gustavo Veterinário, Ludimar Portela, Antônio João Marçal de Souza e Vilmar Luís.