TERENOS – Marquinhos da Van destaca trabalho dos vereadores no primeiro semestre e prevê muita ação na parte final de 2023
O presidente da Câmara Municipal de Terenos, vereador Marcos Inácio Campos, o Marquinhos da Van, fez uma análise da atuação dos vereadores no primeiro semestre de 2023 destacando as muitas conquistas como produto de um trabalho sério e compromissado com o bem-estar da população terenense.
Entrevistado pelo programa “Bronca do Eli”, na Rádio Diamante FM, com retransmissão em cadeia pelas demais emissoras do Grupo Impacto Mais de Comunicação, Marquinhos da Van diz que tem trabalhado muito, andando por todo o município de Terenos, especialmente nos últimos 40 dias.
“Temos percorrido os quatros cantos do município. Nós temos um recesso pela frente, mas iremos trabalhar novamente, percorrer novamente todo o nosso município cumprindo a agenda que temos com a área urbana e a área rural de Terenos” disse.
O presidente pontua que a Câmara Municipal está colhendo os frutos do trabalho implementado ao longo do ano. Segundo ele, a Câmara buscou conhecer as demandas de cada assentamento; as maiores necessidades de cada um dos núcleos de assentamentos de Terenos.
Esse trabalho vem sendo feito em parceria com a administração municipal, uma vez que o território terenense é bastante extenso e há nada menos do que 19 assentamentos espalhados por todas as regiões do município. “Com esse trabalho, vamos conhecer as carências dos lugares mais longínquos, as necessidades vitais de cada munícipe que vive nesses assentamentos” afirmou Marquinhos da Van.
O presidente da Câmara destaca também a administração do prefeito Henrique Vankura frisando que no município há investimentos que somam mais de 80 milhões de reais, sendo 10 milhões em investimentos próprios, 40 milhões em obras do Governo Federal e mais 30 milhões em parceria com o Governo do Estado.
Marquinhos prevê novos investimentos no município no decorrer do segundo semestre, projetando a compra de novas máquinas e veículos, além da execução de obras de pavimentação da Nova Terenos, através de convênio com o Governo do Estado. “Resumindo, estamos trabalhando para trazer bem-estar para nossos munícipes, tanto da cidade quanto da área rural” frisou.
VOTAÇÃO PLENÁRIA – Sobre as principais proposituras que passaram pelo plenário da Câmara nesse primeiro semestre, Marquinhos da Van relatou que vários projetos de lei foram encaminhados à Casa de tal sorte que seria difícil elencar todos. Ele citou como de grande importância o projeto relacionado aos portadores do Espectro Autista, aprovado por unanimidade.
Para ele, mais importante que a quantidade foi a qualidade dos projetos aprovados e o alto nível dos debates travados em plenário que só engrandecem a imagem do Poder Legislativo.
Há também o destaque para a homenagem às mulheres, hoje representadas por duas vereadoras no Poder Legislativo de Terenos. O presidente considera importante levar as sessões solenes para dependências maiores de forma que os vereadores possam homenagear um maior número de personalidades.
ORÇAMENTO – Na última sessão do semestre, realizada na noite de 17 de julho, a Câmara aprovou o Orçamento do Município para o exercício de 2024 com a autorização para que o chefe do Poder Executivo possa atuar com uma taxa de flexibilização orçamentária de 30%, que juridicamente é denominada suplementação.
“O nosso prefeito encaminhou o projeto orçamentário ao Legislativo pedindo 30% de suplementação, que é o índice que ele pode remanejar de uma pasta para outra para atender necessidades emergenciais” explicou o presidente. Posteriormente, os valores remanejados são devolvidos às pastas de origem.
Marquinhos diz que foi aprovada a suplementação de 30% porque esse foi índice de remanejamento orçamentário com que ele vem trabalhando desde o começo do mandato. “Quando você autoriza uma suplementação orçamentária, você não está dando para o prefeito, mas para a sociedade, pois esses recursos serão importante para a governabilidade do município” diz.
RECESSSO – Após a realização da sessão do dia 17 com a votação do Orçamento, a Câmara de Terenos entrou em recesso e deve retomar as atividades plenárias no dia 8 de agosto. Marquinhos acredita que nos cinco meses restantes de atividades plenárias muito ainda poderá ser acrescido na pauta de trabalho de cada legislador.
“Tenho certeza de que daqui para frente os trabalhos serão redobrados” afirma para lembrar em seguida que os vereadores não param simplesmente pelo fato de ter iniciado o curto período de recesso de meio de ano. Todos os edis, segundo Marquinhos, continuam mantendo contato com a sociedade, visitando bairros e a área rural e registrando as demandas da sociedade para serem pauta de discussão na reabertura dos trabalhos em agosto.
“Na verdade, o recesso se refere apenas às atividades plenárias que deixam de ocorrer. O dia a dia do vereador continua o mesmo, até porque o vereador é quem tem o primeiro contato com a sociedade para anotar suas demandas e levá-las ao Plenário da Câmara ou diretamente a deputados estaduais e federais; a senadores e secretários de estado cobrando ações para que as reivindicações populares sejam atendidas” finalizou o presidente.