Pesquisadores investigam evidências de antigas civilizações em trilha que liga SC ao Peru
Matéria publicada em 26/11/2004 pelo site da NCS TV, afilhada da Rede Globo em Joinvile-SC
Um grupo com cerca de 20 pesquisadores conseguiu encontrar possíveis evidências de antigas civilizações no alto do morro do Campos do Quiriri, região de Garuva, no Norte de Santa Catarina. Uma expedição segue investigando o local até esta terça-feira (27) a fim de descobrir novos traços do Caminho do Peabiru, uma trilha que liga Santa Catarina ao Peru.
As pesquisas, que contam com historiadores e até geólogos, são conduzidas por André Rockenbach, fundador da Brasil Primitivo, que busca sociedades antigas, em parceria com a Dakila Pesquisas. O trabalho iniciou no sábado (23) e visa escanear a área com um aparelho chamado LiDar.
Eu já pesquiso o Norte de Santa Catarina há muitos anos. Nós temos uma ideia de que esse caminho pode ser ainda mais antigo do que se imagina. O trabalho é feito com tecnologia de ponta, um scanner que mapeia a área e tira toda a floresta para poder ver o que tem embaixo dela — explica Rockenbach.
A pesquisa encontrou evidências, em cima de um morro, de um alinhamento de rochas, que pode significar uma intervenção humana no local em outro século.
— É um alinhamento geodésico bastante interessante que pode ser de um passado remoto, de uma antiga civilização que teve no Campos do Quiriri. Estamos levantando novos elementos do Peabiru que não são conhecidos — afirma.
O que é o Caminho do Peabiru
O Caminho do Peabiru é uma trilha histórica com mais de 4 mil quilômetros usada como uma rota transcontinental que interliga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico. Essa rota foi construída por diferentes povos que habitavam o continente, e o período em que foi construída é incerto. O trecho passa por Santa Catarina, Paraná e São Paulo, até chegar em Cusco, cidade peruana.
Texto: Vinicius Tóffoli
Fotos: Divulgação