26 de dezembro de 2024

Adriane Lopes entrega quatro novas ambulâncias para reforçar a frota do SAMU

Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde anunciou que está prevista até fevereiro de 2024, a entrega de mais 50 veículos para renovar a frota da Sesau

Quando a gente troca o veículo, nós estamos baixando o custeio de gastos com a Prefeitura (Foto Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está recebendo quatro novas ambulâncias para reforçar o atendimento à população. Dois veículos estão sendo destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e duas para o transporte eletivo sanitário, reduzindo custos de manutenção e ampliando os atendimentos a população.

Presente na entrega, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da renovação da frota para economia e melhor atendimento. “Carros que estão rodando há 15 anos quase que diariamente, tem um desgaste muito grande e tem uma despesa maior ainda nas oficinas. Quando a gente troca o veículo, nós estamos dizendo para a população, não é só um veículo melhor para o servidor transportar os nossos pacientes, nós estamos baixando o custeio de gastos com a Prefeitura, nós estamos inovando”.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, o SAMU Campo Grande é o com maior número de atendimentos no Brasil, levando-se em consideração a população local, sendo responsável por fazer o atendimento de situações de emergência e também o transporte inter-hospitalar.

“Aqui em Campo Grande, o SAMU tem como atribuição fazer o encaminhamento de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), o que, por sua vez, acaba gerando uma sobrecarga do serviço. E, com a disponibilização destas novas ambulâncias, será possível melhorar o tempo resposta de atendimento à população”, diz.

Além de reforçar o serviço do SAMU, as novas ambulâncias contribuirão para zerar a demanda reprimida por transporte sanitário eletivo. Com os dois novos veículos, está sendo possível ampliar em mais 240 atendimentos por mês, considerando que uma única ambulância realiza em média o transporte de 20 pacientes acamados, entre aqueles que fazem tratamento contínuos como hemodiálise e quimioterapia, por exemplo, e esporádicos.

Este transporte é disponibilizado aos pacientes que fazem tratamento contínuo e possuem dificuldades locomotoras ou que são acamados e, por isso, não conseguem sair de suas casas por conta própria.

Novos veículos

Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde anunciou que está prevista até fevereiro de 2024, a entrega de mais 50 veículos para renovar a frota da Sesau. “Serão novas motolâncias, ambulâncias, veículos de uso interno e para o transporte sanitário eletivo que estarão reforçando os nossos serviços”, finalizou.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta