Alimentação pode ser aliada para amenizar o mau-humor
Da Redação
Nutricionista do Supermercados Comper dá dicas de alimentos que combatem o estresse
Calor, chuva, clima seco ou umidade, colaboram para a sensação de desconforto e estresse em grande parte da população sul-mato-grossense. Além de manter uma boa hidratação, uma alimentação rica em substâncias relacionadas ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina, pode ajudar a amenizar os sintomas de estresse e mau-humor que afloram nesse período.
A verdade é que a alimentação tem um papel essencial não apenas na saúde física, mas também no bem-estar emocional e mental. O que comemos influencia diretamente o funcionamento do nosso cérebro, a produção de hormônios e neurotransmissores, e, consequentemente, o humor e os níveis de felicidade.
De acordo com Rosana Matias, nutricionista dos Supermercados Comper, alimentos com alto índice glicêmico, como doces e gorduras, nem sempre são a melhor opção. Isso porque, em um primeiro momento, eles causam um aumento brusco de dopamina, que é invariavelmente seguido por uma queda igualmente acentuada, aumentando a sensação de tristeza, tédio e irritação.
Por isso, adotar uma dieta balanceada e incluir alguns tipos de alimento pode ajudar quem deseja dias mais alegres e tranquilos.
Alimentos que atuam na melhora do humor
A primeira dica é consumir alimentos para aumentar a serotonina. As oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo, são ricas em selênio, um importante antioxidante que auxilia no combate ao estresse. Elas também são uma opção prática e fácil de levar para a academia ou para o escritório e comer nos lanches intermediários.
Peixes e frutos-do-mar também são alimentos excelentes para combater o cansaço e a ansiedade. Além de conter selênio, eles contêm outros minerais como o zinco, que auxilia no humor.
As frutas também não devem ficar de fora de uma alimentação para combater o estresse. A banana, o abacate e o abacaxi são bons exemplos. Essas frutas contêm triptofano, um aminoácido que além de produzir serotonina, gera outro composto chamado quinurenina, cuja alteração está relacionada com alterações neurológicas e comportamentais.
Por fim, o queridinho chocolate pode trazer benefícios. A nutricionista explica que as opções meio-amargo e amargo favorecem a liberação de endorfinas e aumentam os níveis de serotonina no corpo, ajudando a combater a depressão, a melhorar o ânimo e a promover sensação de bem-estar.
Tem no Comper – Com a lista de compras pronta, a escolha do supermercado também é fundamental para garantir produtos de boa qualidade e economia para o bolso. Para receber as ofertas das lojas do Comper basta acessar o site ofertas.comper.com.br/whatsapp, e escolher de qual loja deseja receber as promoções. As compras realizadas com Vuon Card, cartão exclusivo do Grupo Pereira, tem descontos e condições especiais de pagamentos.
Sato Comunicação/Assessoria