Com apoio do Governo de MS, Campo Grande sedia o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica
Fotos: Lucas Castro
Lucas Castro
O Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o tradicional Guanandizão, recebe grandes nomes da ginástica rítmica a partir desta quinta-feira (29). Isso porque Campo Grande foi escolhida para sediar duas competições de peso do calendário nacional da modalidade: o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica – Individual Adulto e a Copa Brasil de Conjunto de Ginástica Rítmica – Juvenil.
Para a realização dos eventos, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), firmou termo de fomento junto à FGMS (Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul), com repasse de R$ 173,5 mil do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).
De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), o Brasileiro Adulto contará com a participação de 141 atletas, de 53 clubes do país, representando 17 unidades federativas. Nomes de destaque da modalidade estão confirmados, como Bárbara Domingos, medalhista de bronze em etapa do Mundial, e Geovanna Santos, campeã sul-americana e atleta olímpica na Olimpíada de Tóquio-2020. O campeonato na capital sul-mato-grossense também terá a participação de Maria Eduarda Alexandre, Vitoria Guerra e Andressa Jardim.
Já a Copa Brasil na classe juvenil terá em ação 50 ginastas, de nove clubes/conjuntos, vindos de cinco estados. Com entrada gratuita, o Guanandizão estará de portas abertas para quem quiser acompanhar de perto todos os saltos, piruetas, coreografias cativantes e toda a magia proporcionada pela ginástica rítmica.
“Trazer eventos dessa grandeza é muito importante para Mato Grosso do Sul, pois nos coloca ainda mais no cenário nacional da ginástica rítmica, inspira jovens atletas e atrai público, que pode acompanhar de perto ginastas de renome”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, as competições fomentam ainda mais o desenvolvimento da modalidade no estado. “Dessa forma estamos contribuindo para o surgimento de novos talentos, além de valorizar o esporte de alto rendimento em Mato Grosso do Sul, com eventos marcantes em um espaço tão especial para os sul-mato-grossenses que é o Guanandizão”.
A programação começa nesta quinta-feira (29). Confira os horários:
Quinta-feira (29/6)
8h às 22h: adulto NII e NI (arco e bola)
Sexta-feira (30/6)
8h30 às 12h30: adulto NII e NI (maças e fita)
19h10 às 20h30: adulto elite (arco e bola)
20h40 às 20h50: premiação individual geral adulto NI
Sábado (1/7)
8h30 às 12h30: adulto NII (maças e fita)
12h40 às 12h50: premiação individual geral, adulto NI e NII
14h30 às 18h30: finais por aparelhos, adulto NI e NII
19h às 20h30: Adulto elite (maças e fita)
20h40 às 21h: premiações
Domingo (2/7)
9h30 às 10h30: conjunto juvenil cinco cordas
11h às 13h: finais por aparelho, adulto elite
13h15 às 13h30: premiações finais
As provas de quinta (29) e sexta-feira (30) serão transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br/). Já no sábado (1) e domingo (2), a TV CBG (www.cbginastica.nsports.com.br/) será responsável pela transmissão, levando toda a emoção diretamente para a tela dos espectadores.