Em entrevista exclusiva, Marcelo Miglioli aponta obras estruturantes a serem realizadas na Capital
Marcelo Miglioli secretário de obras e infraestrutura de Campo Grande foi entrevistado nessa quinta-feira (31) no programa Bronca do Eli, onde o secretário municipal afirma que “a reeleição da prefeita Adriane Lopes trouxe a oportunidade de dar sequência aos pacotes de obras que já vem sendo realizados pela prefeitura, em obras estruturantes, que facilitem o deslocamento, o transporte e a melhoria para a população de Campo Grande”.
Sobre os projetos que estão em andamento pelo secretário de obras e infraestrutura, Marcelo Miglioli, “Temos um grande cronograma para o Noroeste, que é um bairro que sofre muito em Campo Grande, com a Chácara dos Poderes que sofre com as águas do Noroeste, estamos com o Lote 01 contratado, vamos tratar com a empresa para que possamos dar início imediato às obras. E o restante do Noroeste, está sendo contemplado dentro do projeto executivo dentro do escopo da Carta Consumo de R$542 milhões de reais junto a Caixa Econômica Federal, para que possamos dar início ao segundo mandato da prefeita Adriane Lopes”.
A parceria com a Caixa Econômica Federal está fortalecida, Miglioli destaca reunião que teve essa semana com a equipe e o banco para dar sequência ao trabalho, “Levamos a nossa equipe para uma reunião com a Caixa Econômica Federal, para falar sobre o passado, do presente e do futuro de Campo Grande, e a nossa ideia é começar as obras que estão paradas até o fim do ano, e ficariam apenas as que estão “sub judice” que não dependem da prefeita e da equipe da prefeita, que dependem de decisão vindas de Brasília. As demais serão iniciadas no próximo ano, temos quatro contratos assinados de pavimentação que são o Noroeste, Dom Antônio, Parque do Sol, Perdizes, são bairros que já estão aptos a serem iniciados, então vamos tratar as questões do recurso, e acreditamos que vamos começar até o fim desse ano. Assim como, vamos dar sequência as licitações e aos contratos até o fim do ano, que são o que a prefeita se comprometeu no período eleitoral”.
Sobre o trabalho realizado pela prefeita Adriane Lopes nos últimos 2 anos, Miglioli destaca o avanço com relação as obras, “Com certeza, temos essa que talvez tenha sido um dos grandes legados da prefeita Adriane Lopes, ela abriu as obras em Campo Grande, estamos com a licitação em 76 praças, agora na sequência queremos vir com a iluminação dessas praças, a parte de pavimentação estamos investindo forte fora do centro da cidade, e vamos continuar avançando nessa linha, resolvendo os problemas de Campo Grande”.
Distrito de Anhanduí
“Em Anhandui não é o asfalto, temos um programa mais robusto que era da parceria com a CCR-MSvia, onde eles iriam disponibilizar o material fresado para nós, e começamos a fazer, mas a CCR trancou dizendo que eles iriam aproveitar o material fresado nas próprias obras deles. Então, temos procurado dar uma atenção para Anhandui, fazendo obras nas praças, iluminações, e estamos fazendo as licitações para asfalto e para os trechos rurais, e no segundo mandato vamos trabalhar em um programa muito forte que é na zona rural, fazendo em Campo Grande, as mesmas obras que fizemos no governo do Estado, trocando as pontes de madeira, por pontes de concreto, ou galerias”, pontua Marcelo Miglioli.
Ao receber uma mensagem dos proprietários da Rede Pires, Gauchão, Econômica, Nunes e Junior, secretário Marcelo Miglioli destaca empreendedorismo em Campo Grande, “Agradeço a mensagem, e é preciso destacar a importância desses empresários para Campo Grande, porque eles vêm daquela mercearia pequena em bairros, e vão crescendo se tornando mercados, supermercados, e trazendo emprego e renda para as regiões da cidade. Quero me colocar a disposição para ajudar no que for possível para o desenvolvimento da nossa cidade”, relata.
Ainda sobre as obras estruturantes para o município, Marcelo Miglioli cita duas importantes que serão impulsionadas no início de 2025, “Com relação as obras estruturantes são a ligação da Avenida Guaicurus a Avenida Gunter Hans, e o viaduto da Coca Cola, que é um projeto estruturante, e temos a ideia de fazer um viaduto estaiado, que possa virar um ponto turístico, visual, para a nossa cidade. Campo Grande merece uma ponte estaiada, como São Paulo, Curitiba, Brasília, e outras mais, e eu acredito que a cidade mereça uma ponte que seja turística”.
Na região das Moreninhas
“Temos parceria com o governo do Estado, uma parceria que se consolidou nessa eleição, e eu tenho certeza de que vai ser muito bom, se consolidou entre o governador e a prefeita, e na parte de obras, as equipes estão alinhadas, eu tenho um relacionamento muito bom com o secretário de obras do governo do Estado, e nas Moreninhas temos uma obra muito importante que começou na minha gestão de secretário de obras estadual, que é entre as Moreninhas e o Rita Vieira, e vamos continuar investindo, porque ali entre as Moreninhas e a Guaicurus, temos um vazio urbano muito grande, e queremos ampliar essas regiões, com obras estruturantes”, enfatiza secretário.
Minianel de Campo Grande
A necessidade de ampliar o fluxo do minianel de Campo Grande, secretário de obras e infraestrutura, Marcelo Miglioli, destaca importância da parceria entre os Poderes, “Essa é uma das agendas que eu sugeri para a prefeita, que temos que fazer uma força tarefa, não é uma missão de governo, é uma missão de Estado, e temos que juntar todos nessa mesa, o governo do Estado, a Prefeitura, a bancada estadual e federal, para mudarmos aquela ‘perna’ da saída de são Paulo a Cuiabá”.
Centro da Cidade
“O tráfego da Rui Barbosa, ele está indo muito bem, essa não é uma reclamação em torno do tráfego, porque segundo os dados técnicos, aumentou 23% o fluxo na região, temos uma agenda para colocar câmaras nessa região, estamos trabalhando para que possamos abrir a Morada dos Baís, que é um ponto turístico, estamos trabalhando as obras da Feira, da Estação das Belas Artes, e tem uma política econômica sendo desenvolvida para o crescimento da cidade, que envolve a Prefeita e a equipe multidisciplinar dela, que são outras secretarias. A 14 de julho, voltou a ter vida, com a reabertura do comércio a noite, e isso atrapalha algumas pessoas, mas traz vida de volta a cidade. Na região do Mercadão Municipal, fizemos um recapeamento, temos um projeto para a revitalização da parte elétrica do Camelódromo, no Mercadão estamos produzindo uma obra externa para melhorar a estrutura”, diz Miglioli.
Saída para Sidrolândia
Ainda relatando sobre a importância de atender a toda as regiões de Campo Grande, o secretário de Obras e Infraestrutura Municipal, Marcelo Miglioli, pontua obras para a região da saída que liga a Capital ao município de Sidrolândia, “Para a saída de Sidrolândia, vamos voltar com o corredor de transporte público, Campo Grande está chegando a 1 milhão de habitantes, e estamos tentando fazer tudo o que podemos para contemplar todas as pessoas. Para a região do camelódromo também. Temos que discutir isso com a equipe técnica, alguns pedidos dos moradores são viáveis, e outros não são, vamos ter que ouvir a todos para ver a melhor forma de atender a todos. Assim como a continuidade da Avenida Marechal Deodoro com a Avenida Gunter Hans, que estão em andamento”.
Sobre a campanha eleitoral
Marcelo Miglioli aponta pontos positivos da corrida eleitoral, e a intenção de todos por uma Campo Grande melhor, “Tivemos dois fatores positivos nessa eleição, não houve ruptura na relação institucional, apesar de termos enfrentado candidatura do governo estadual, do governo federal, e em nenhum momento tivemos essa ruptura institucional, a relação entre a prefeitura de Campo Grande, o governo do Estado, e o governo Federal, se manteve estável. Foi uma eleição muito dura, que houve fake News, mas ela ficou nas quatro linhas da política, que não partiu para agressão pessoal, física, e eleição é isso, alguém vai ganhar, alguém vai perder. Mas ela não deixou feridas que são difíceis de ser curadas. O Beto Pereira vai continuar deputado federal, a Rose Modesto, muito provavelmente volta para a Sudeco, o deputado federal Vander Loubet, é um parceiro que vai continuar sendo parceiro. Então a bancada federal, e estadual, assim como a prefeitura e o governador Eduardo Riedel, tem um projeto que é para Campo Grande e para o Estado, então a parceria vai se manter em prol do desenvolvimento”.
Apoio da Senadora Tereza Cristina a prefeita Adriane Lopes
O apoio da Senadora Tereza Cristina a reeleição da prefeita Adriane Lopes, secretário Marcelo Miglioli destaca, “A Senadora Tereza Cristina, consolidou 15 pessoas no interior e a prefeita Adriane Lopes a segundo turno, e depois a reeleição. A força da Tereza está visível em todos os cantos do Estado, e ela consolidou a sua liderança e vai saber conduzir esse trabalho para frente”.
Por fim, Marcelo Miglioli agradece a população por acreditarem no projeto de governo da prefeita Adriane Lopes, “Agradeço a Campo Grande, colocamos uma proposta nesse processo eleitoral e um grande pedido, no sentido de que Campo Grande desse esse voto de confiança dando mais quatro anos para que ela desse continuidade ao que ela começou. A prefeita Adriane Lopes está com muita garra e muita vontade de fazer tudo por Campo Grande e temos certeza de que ela vai fazer muito pela cidade”, conclui.
O Secretário
Ednei Marcelo Miglioli nasceu em São José do Rio Preto e é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Começou sua carreira como auxiliar de escritório, entre 1988 e 1994 e depois atuou como engenheiro civil na construção pesada, de 1994 a 2003, e por último no mercado imobiliário. Miglioli também foi secretário de Obras e Infraestrutura no governo do Estado, na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja, e segue como secretário de Obras e Infraestrutura na gestão da Prefeita Adriane Lopes.