30 de dezembro de 2024

Santa Casa de Campo Grande se destaca na notificação de incidentes e eventos adversos relacionados à assistência à saúde

Transparência na divulgação das informações fortalece a confiança dos pacientes

A Santa Casa de Campo Grande demonstrou seu compromisso com a segurança e qualidade do atendimento ao figurar na lista dos serviços de saúde que mais notificaram incidentes e eventos adversos durante todo o ano de 2022. O índice é anualmente produzido pelo Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e elenca hospitais de todo o Brasil.

Durante todo o ano de 2022, o Núcleo de Qualidade e Segurança (NQS), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, adotou uma abordagem proativa na identificação e notificação de incidentes e eventos adversos ocorridos durante a assistência à saúde. “Essa iniciativa demonstra a responsabilidade da instituição em promover uma cultura de segurança, onde a aprendizagem e a melhoria contínua são valorizadas”, ressaltou o Diretor de Planejamento e Qualidade, Dr. Luiz Alberto Kanamura.

A notificação de incidentes e eventos adversos é de extrema importância, pois permite uma análise criteriosa dos ocorridos, identificando suas causas e propondo ações corretivas para evitar a sua repetição. “Quanto mais notificamos, mais demonstramos que estamos trabalhando para a segurança do paciente”, declara a enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança da Santa Casa, Ana Beatriz Ferrari.

Esse reconhecimento é referente ao ano anterior, ou seja, em 2022 nós conseguimos realizar todas as modificações dentro dos prazos estabelecidos no plano de ação solicitado e cumprimos todos os requisitosIsso prova o quanto estamos empenhados na segurança do paciente”, explica Ana. Além disso, a transparência na divulgação dessas informações fortalece a confiança dos pacientes e contribui para a construção de um sistema de saúde cada vez mais seguro e eficiente.

A Santa Casa de Campo Grande reafirma seu compromisso em promover a segurança do paciente e aprimorar constantemente seus processos de assistência à saúde. A instituição continuará incentivando a notificação de incidentes e eventos adversos, com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento e o bem-estar de todos aqueles que buscam seus serviços médicos.

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