30 de outubro de 2024

No Dia Internacional do Yoga, Cassems destaca essa atividade milenar que traz benefícios para corpo e mente

Prática é oferecida na Clínica da Família e no Centro de Prevenção para beneficiários da Cassems – Foto: Messias Ferreira

Tathiane Panziera

Nesta quarta-feira (21), é celebrado o Dia Internacional do Yoga. A prática milenar é originária da Índia e em sânscrito significa unir o corpo e a mente, por meio de disciplinas tradicionais.

A yoga é reconhecida internacionalmente por entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelos benefícios para a saúde de quem a pratica. Pode, inclusive, ser praticada por pessoas de diferentes faixas etárias.

Segundo a professora de yoga da Cassems, Isis Neves, a atividade melhora a qualidade do sono, da respiração e do humor. Promove o autocuidado e ajuda a enfrentar a depressão, já que eleva os níveis de serotonina (hormônio do bem-estar) e reduz o cortisol (hormônio ligado ao estresse e aos quadros de ansiedade).

“Tudo isso junto nos traz mais percepção sobre nós mesmos, o que também favorece o entendimento e a superação de momentos em que não estamos bem, por inúmeros motivos. Praticar yoga ajuda também a diminuir os pontos tensionados no corpo, em posturas ruins em frente ao computador, dirigindo ou usando o celular, que deixam todo o corpo tenso”, destaca.

Gestantes

Isis Neves ressalta que a prática da atividade durante a gravidez ajuda na preparação de corpo e mente para o momento do parto. Aumentam a força, equilíbrio, reduz o estresse e a tensão muscular. “A gestação vai muito além do desenvolvimento do bebê. É um momento em que a mulher passa por uma série de expectativas e planejamentos. Alguns exercícios e posturas promovem o bem-estar e ajudam a futura mamãe a se sentir melhor consigo mesma, a enfrentar as mudanças com tranquilidade e a melhorar a qualidade de vida, tanto a sua quanto a do bebê”, afirma.

Idosos

O fortalecimento dos ossos é um dos benefícios elencados pela professora Isis Neves para praticantes do yoga que fazem parte do programa de prevenção da Cassems Eu me amo, Eu me cuido 60+. “O yoga é um exercício de baixo impacto, ela é a melhor opção para pessoas idosas. Além de tonificar os músculos, a prática de yoga fortalece a ossatura e ajuda no combate à osteoporose”, pontua Neves.

Neves destaca ainda outros benefícios como o aumento da capacidade de concentração e memória, além da melhora da coordenação motora e a postura do praticante. “Embora seja uma prática leve e de baixa intensidade, alguns exercícios exigem muita concentração, o que incentiva os praticantes a se livrarem daquele turbilhão de pensamentos e se concentrarem no movimento a ser executado. Com o tempo, isso ajuda a melhorar o foco até mesmo nas tarefas diárias”, finaliza.

O yoga é uma atividade oferecida pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) aos beneficiários em Campo Grande. As aulas são para participantes de programas de prevenção desenvolvidos pela Caixa dos Servidores. Confira a agenda:

Clínica da Família – As aulas para participantes do programa ‘Eu me amo, Eu me cuido 60+’, acontecem na terça-feira e na quinta-feira, das 8h às 9h, e na sexta-feira das 15h20 às 16h20. E sexta-feira, das 15h20 às 16h20. E para inscritos no ‘Casal Grávido’, na quinta-feira das 9h20 às 10h20 e na sexta-feira das 16h30 às 17h30.

Centro de Prevenção Cássio Pereira do Nascimento – As aulas são realizadas na terça-feira e na quinta-feira, das 18h às 19h.

Informações e inscrições podem ser solicitadas por meio do telefone (67) 9 9974-0599.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta