23 de outubro de 2024

Universidade e Governo do Estado assinam a criação do Observatório da Cidadania de MS

Na manhã de terça-feira, 22, foi realizada a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Universidade e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das secretarias de Estado da Cidadania (SEC) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A parceria, firmada na sede da SEC com a presença de representantes do Governo e da UFMS, promove a implementação do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul e a realização do projeto Cidadania 360.

A iniciativa tem por objetivo pactuar o desenvolvimento de pesquisas e ações que visam a identificação, o planejamento e o acompanhamento de programas e políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento humano, social e econômico da população sul-mato-grossense.

O projeto Cidadania 360 contará com a participação do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, programa de extensão da UFMS que tem por objetivo coletar, analisar e discutir dados sobre o exercício da cidadania no Estado.

Eu fico muito feliz com a inclusão dos nossos pesquisadores junto com a política pública do estado de Mato Grosso do Sul. […] A instituição e o governo que não inovarem, que não usarem da ciência e dos dados para tomar decisões, terão um risco do investimento público muito grande. Eu estou feliz que aqui é um exemplo prático, um modelo para o nosso Mato Grosso do Sul, para que a gente consiga não só em duas secretarias, mas nas 12 do Estado, ter a presença dos pesquisadores nas políticas públicas”, declarou o reitor Marcelo Turine.

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, a Universidade está sempre à disposição do desenvolvimento, inclusão e cuidado com as pessoas. “Normalmente, quando a gente pensa na Universidade, pensamos em um curso de graduação, mestrado e doutorado, mas hoje é demonstração com resultados que a Universidade é muito mais do que isso e tem que estar à disposição dos governos municipais, estaduais e federais”, reforçou.

Essa parceria é fundamental, porque possibilita um novo modelo, um novo arranjo institucional que permite somar esforços entre diferentes partes que compõem a sociedade: Universidade, Governo e a população. Essa parceria, por exemplo, com a Secretaria de Estado de Cidadania, viabilizando que nós estejamos aqui, construindo painéis, dados, informações que possam auxiliar gestores públicos no sentido de promover políticas públicas para a sociedade, só isso já justifica a importância dessa interação”, explicou o professor e coordenador do Observatório, Samuel Leite de Oliveira.

Uma das ações em execução do projeto será o Painel do Feminicídio, em parceria com a Sejusp. “Nós exibiremos o cenário atual dessa violência que é cometida contra a mulher em nosso Estado. Diante de um painel, o gestor tem a possibilidade de obter informações, visualizar dados, que certamente pautarão e poderão ser utilizados na sua tomada de decisão”, pontuou o coordenador.

É fundamental essa junção de esforços com o mesmo objetivo de quem está formulando e executando política pública para fortalecimento da cidadania e a Universidade Federal dentro desse ambiente, trazendo conhecimento, informação, bons critérios para se avaliar os resultados da própria política pública”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Segundo a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, o acordo de cooperação proporciona que a população sinta os resultados das políticas públicas em seu cotidiano e que essas iniciativas atinjam os 79 municípios. “Eu não tenho dúvidas que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, dentro do Governo do Estado, auxilie todos os gestores, todos os secretários a tomadas de decisões e ao fortalecimento das políticas públicas para que o cidadão sinta isso em sua vida”, complementou.

Também estiveram presentes e assinaram o acordo de cooperação o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; e o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo Pereira.

Mais informações sobre o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul podem ser encontradas na página do projeto.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte: Agecom UFMS

Fotos: Ariane Comineti

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta