Secretaria fará repasses para manter equipes de home care do SUS
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) criou, em resolução publicada ontem (18) no Diário Oficial do Estado, o programa Cuidando em Casa. Ele enviará repasses extras para manter home care de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul.
Estão previstos repasses de até R$ 30 mil para manter equipes de profissionais de saúde cuidando dos pacientes em casa, e de até R$ 11.400 para comprar equipamentos de ventilação mecânica.
Segundo a secretaria, a proposta é apoiar as equipes que já estão trabalhando e aumentar o número de atendimentos, inclusive para acatar pedidos feitos à Justiça.
Outra vantagem do programa será a desospitalização de pacientes, liberando leitos nos hospitais que enfrentam sobrecarga.
“Com ele, buscamos reduzir a superlotação hospitalar e garantir que mais pessoas recebam os cuidados necessários em casa, com a eficiência e a qualidade que a saúde pública precisa oferecer”, destacou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Nível de assistência – O incentivo será direcionado às equipes que atendem pacientes classificados como AD3.
Eles possuem dificuldades severas de locomoção, requerem acompanhamento contínuo e uso de equipamentos médicos essenciais.
Já a ventilação mecânica será ampliada para quem necessita da invasiva no corpo ou a não invasiva.
Prefeituras – Para receber o repasse da SES, as prefeituras devem formalizar a adesão ao programa.
A parceria depende de critérios como a comprovação do número de pacientes assistidos e a taxa de altas hospitalares.
Redação: Impacto mais – Mirtes Ramos
Fonte: Campo Grande News
Foto: Pedro França/Agência Brasil