Beleza em alta: Mato Grosso do Sul registra crescimento do setor em 2024
Maquiagem, design de sobrancelhas, cuidado com cabelos, depilação e manicure são apenas algumas das atividades que compõem o dinâmico segmento da beleza. Esse mercado, essencial na rotina de muitos consumidores em busca de bem-estar e autoestima, é especialmente robusto no Brasil. Segundo a Euromonitor International, o país ocupa a quarta posição mundial em beleza e cuidados pessoais. Mato Grosso do Sul integra este cenário e dados recentes da Receita Federal consultados pelo Sebrae mostram o crescimento do setor no estado, nos últimos anos.
Em 2022, Mato Grosso do Sul contava com 27.235 empresários registrados nas áreas de cabeleireiro, manicure, pedicure e também em atividades de estética e outros serviços de cuidados. Em 2024, esse número subiu para 32.056, um aumento de 17%. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, também economista, o segmento da Beleza é forte devido à uma combinação de fatores culturais, sociais e econômicos que moldam o comportamento do consumidor brasileiro, e a aposta é que o segmento continue a crescer.
“Os diferenciais do mercado brasileiro incluem a diversidade de produtos e serviços, a inovação constante e a capacidade de se adaptar às necessidades dos consumidores. Além disso, não são apenas as grandes marcas que dominam o setor; os pequenos negócios também têm se destacado. Em Mato Grosso do Sul, novos empreendimentos estão surgindo, aproveitando a demanda local por serviços personalizados e acessíveis. A crescente valorização do autocuidado e dos produtos que refletem a cultura local também contribui para um ambiente favorável ao desenvolvimento desse segmento nos próximos anos”, avalia Sandra Amarilha.
De olho neste mercado, o Sebrae/MS atua em várias frentes. Uma delas é a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para geração de renda e inserção no mercado, seja por meio de empregos formais ou pela via do empreendedorismo. Este trabalho está em andamento nas cidades de Três Lagoas e Selvíria, a partir do Programa de Desenvolvimento Social e Geração de Renda, uma parceria com a Suzano. São acompanhadas 70 mulheres desde o mês de julho, com encerramento previsto para novembro.
“O programa começou no início de julho e promoveu capacitações na área de estética. Primeiro as participantes tiveram as aulas sobre procedimentos estéticos, depois ocorreram mentorias como formação de preço, divulgação dos produtos e outras. O principal objetivo é que as participantes possam gerar renda para suas famílias”, explica a analista-técnica do Sebrae/MS, Patrícia Taiana Batista.
Dia da Beleza: Celebração da autoestima
Para colocar em prática o aprendizado, o projeto culminou com a realização do Dia da Beleza, ocorrido em Três Lagoas no dia 28 de setembro. O evento movimentou a Feira Central do município, onde cerca de 90 pessoas foram atendidas por 11 mulheres em procedimentos como design de sobrancelhas, depilação de buço, esmaltação, maquiagem e penteados, pagando preços populares: entre R$ 10 e R$ 20.
O evento foi uma realização do Sebrae/MS, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), Associação dos Jovens Empresários de Três Lagoas (AJE TL) e da Feira Central de Três Lagoas (Feiratrês).
Uma das participantes do programa, Gislaine Pedro da Silva, fez penteados nas clientes. Moradora da zona rural de Selvíria, ela comemorou o sucesso do evento. “Descobri que as capacitações seriam realizadas à noite e vi que seria possível participar. Estou adorando atender as clientes e até junho do próximo ano pretendo estar com o meu salão montado em Selvíria, para oferecer serviços como penteados, maquiagem e extensão de cílios. Estou animada”, disse.
A técnica de enfermagem Lilian Cândido da Silva tinha acabado de cumprir um plantão no Hospital Auxiliadora e decidiu fazer compras na Feira Central. Ela adorou a ação e aproveitou para fazer uma maquiagem. “Vim direto do trabalho, saio daqui com a autoestima nas alturas e pronta para curtir o meu sábado”, completa.
A maître Tatiane dos Santos chegou acompanhada da mãe, Clarinda. Ambas saíram satisfeitas com os serviços oferecidos. “Eu fiz design de sobrancelha e minha mãe está fazendo esmaltação e depilação de buço. Achei super importante, principalmente para oferecer serviços de beleza para pessoas que muitas vezes não tem acesso a esses procedimentos, pois muitos destes serviços costumam custar caro”, explica.
E teve quem aproveitou para fazer todos os procedimentos oferecidos, de uma só vez. A contadora Susi Nakamura dedicou a manhã de sábado para dar uma repaginada geral. “Eu achei a ação incrível. Os serviços estão excelentes, eu fui muito bem atendida e saio daqui transformada, lindíssima”, finaliza.
Para mais informações sobre ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800 ou acesse www.ms.sebrae.br.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e foto: Agência Sebrae de Notícias