Inspira Ecoturismo: Oficina fomenta ideias de negócios relacionadas ao Cerrado e Pantanal
Como parte da programação, o Seminário Inspira Ecoturismo, maior evento do segmento do Brasil, promoveu, nessa quinta-feira (12), uma maratona de ideias voltada para estudantes, pesquisadores e empreendedores interessados em desenvolver ideias de negócio relacionadas aos biomas presentes em Mato Grosso do Sul e alavancá-las por meio dos programas Inova Cerrado e Inova Pantanal – uma iniciativa do Sebrae para incentivar projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o intuito é fomentar a inovação e o empreendedorismo. “Queremos incentivar a criação de soluções que possam se transformar em negócios promissores. Ao ser selecionado pelos programas, o empresário ou pesquisador recebe acompanhamento para concretizar essa ideia e contribuir com as comunidades. Dessa forma, apoiamos novos negócios que irão auxiliar a alavancar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios”, declarou Amarilha.
A atuação do Sebrae/MS de fomento a inovação é feita em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Segundo o diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio Pereira, a iniciativa é um passo importante para incentivar a criação de soluções para a região.
“Promovemos aqui um momento de ideação. Trabalhar esses biomas exige falar de bioeconomia e biodiversidade, então, o caminho para buscar soluções está nas comunidades, na natureza, e trazer essas ideias para o mercado por meio de investimentos. Então, nosso intuito aqui é orientar e trabalhar para que essas novas ideias participem desse edital e desse momento de investimento em inovação do Sebrae e das fundações que fomentam pesquisas”, pontuou Araújo.
Maratona de ideias
Realizada na sala multiuso do Centro de Convenções de Bonito, a Maratona de Ideias foi uma oportunidade para conectar estudantes, pesquisadores e empreendedores em torno de um objetivo comum: encontrar soluções inovadoras que possam beneficiar tanto a economia quanto o meio ambiente das regiões do Pantanal e Cerrado.
Com uma programação dinâmica, a maratona começou com a formação de grupos e promoveu a integração entre os participantes para reunir para discutir os principais desafios. A fase de desenvolvimento das ideias contou com mentoria especializada, oferecendo suporte técnico para alinhar as soluções e definir o, público-alvo, além de orientar os participantes sobre como preparar um pitch de apresentação dos projetos e das propostas.
Dores Cristina Grecchi, professora do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Dourados, avaliou a maratona como uma experiência de aprendizado prático e inovador que ela pretende replicar em sala de aula. “A oficina permitiu que nós aprendêssemos fazendo. Isso é algo bastante importante, bastante inovador. E nesse aprender fazendo, nós percebemos o potencial que, enquanto professoras da universidade, temos em mãos para replicar essas metodologias e fomentar o empreendedorismo lá nas nossas bases. Acho que essa foi a grande conquista desse momento que participamos”, relatou a docente.
Outra participante foi Bárbara Palomanes Rasslan, criadora de moda e empresária do setor de confecção, desenvolve produtos com foco em uma moda atemporal que se mantenha relevante, minimizando assim o impacto negativo no meio ambiente e promovendo uma abordagem mais consciente e responsável para a indústria do segmento.
“Eu sou do ramo da moda, e mesmo sendo um evento voltado para o turismo, absorvi muita coisa interessante para poder aplicar dentro da minha grife. Foi uma tarde enriquecedora, tanto em termos de conhecimento quanto de troca de culturas e experiências” relatou a empreendedora.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Laís Hokama, o intuito foi integrar empreendedores e pesquisadores no processo de criação de ideias. Ela esclarece que a maratona oferece um suporte fundamental para a validação das propostas e permite que os grupos estejam preparados para receber o fomento proposto pelos editais para alavancarem o negócio.
“Esse movimento com olhar para a bioeconomia é recente e esses editais são de extrema importância para fomentar as empresas que surgem desse viés econômico. Tivemos bastante diversidade em relação ao tema, com startups de tecnologia, reciclagem e projetos de educação ambiental, então a gente tem ideias para diversos segmentos e a gente precisa dar suporte para essas empresas, para que elas consigam desenvolver”, ressaltou a analista.
Os projetos inscritos devem estar relacionados a áreas como Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais e Tecnologia da Informação. Para se inscrever e conferir o edital, os interessados podem acessar os sites: bit.ly/inovacerradoid2024 e bit.ly/inovapantanalid2024.
Inspira Ecoturismo
Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o Inspira Ecoturismo chega à sua terceira edição, entre os dias 10 a e 14 de setembro, em Bonito. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, com cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração de destinos turísticos. É uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações.
Mais informações aos empreendedores estão disponíveis no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e fotos: Assessoria Sebrae