15 de fevereiro de 2025

Artesãos podem ter peças expostas de graça em feiras nacionais

Artesãos de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de representar o estado em eventos e feiras nacionais de artesanato. A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, lançou nesta quarta-feira (29) o edital de seleção para artesãos e entidades do setor interessados em participar.

De acordo com a FMSC, o objetivo da seleção é fortalecer a presença dos artesãos do estado em eventos de grande visibilidade nacional.

Os interessados devem ser maiores de 18 anos, estar cadastrados no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) e possuir a Carteira Nacional de Artesão válida.

As entidades representativas, como associações e cooperativas, devem estar legalmente constituídas e com registro atualizado no Sicab.

Os selecionados terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos em importantes feiras nacionais, entre elas:

  • Festival Nacional de Artesanato da Bahia (FENABA) – de 24 a 27 de abril de 2025, em Salvador (BA);
  • 19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras – de 21 a 25 de maio de 2025, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP);
  • 25ª Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato) – de 9 a 20 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE);
  • 7ª Fenacce (Feira Nacional de Artesanato e Cultura) – de 9 a 14 de setembro
    • de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

    Vagas disponíveis

    O processo seletivo disponibilizará oito vagas, distribuídas da seguinte forma:

    • Quatro vagas para Entidades Representativas do Artesanato;
    • Três vagas para artesãos individuais;
    • Uma vaga exclusiva para Mestre Artesão.

    Do total de vagas para artesãos individuais, um mínimo de 10% será destinado a artesãos com deficiência (PCD), indígenas e quilombolas, garantindo maior inclusão e diversidade na seleção.

    Inscrições e cronograma

  • As inscrições estarão abertas até 28 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas pelo portal de editais do Governo de MS.

    O processo seletivo incluirá análise documental, avaliação por comissão interdisciplinar e período para recursos. A lista definitiva dos selecionados será divulgada em 11 de abril de 2025.

    Os selecionados deverão arcar com despesas de passagens, hospedagem e alimentação. A FCMS será responsável pelo transporte das peças de Campo Grande às cidades-sede das feiras e pelo retorno à capital sul-mato-grossense.

Redação: Impacto mais – Mirtes Ramos

Fonte: Portal Primeira Página

Foto: Ariovaldo Dantas

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta