Gil, Bethânia, Nando Reis, Albin e Lula lamentam morte de Gal Costa – @agenciabrasil
[ad_1]
O anúncio da morte da cantora Gal Costa, nesta quarta-feira (09), causou grande comoção em todo o país, e são inúmeras as homenagens de personalidades do mundo cultural, artístico e político feitas a todo mundo à dona de uma das mais belas vozes do Brasil. Entre os seus companheiros de vida e música próximos, Maria Bethânia afirmou que “o Brasil que Gal sempre encantou como intérprete única, magistral, hoje inteiro chora, assim como ela própria”. Já Gilberto Gil publicou um vídeo em suas redes sociais.
Na década de 70, os três formaram o grupo Doces Bárbaros, ao lado de Caetano Veloso que não se manifestou sobre a morte nas primeiras horas após a notícia. O último post feito nas redes sociais de Gal antes do seu falecimento foi justamente uma lembrança de quando ela cantou a música Sorte, ao lado de Caetano, no programa Chico e Caetano, em 1986.
O cantor e compositor Nando Reis, que há pouco tempo gravou um álbum e saiu em turnê na companhia de Gal e Gilberto Gil, relembrou o projeto em suas redes sociais e chamou a cantora de “Mãe de todas as vozes”, complementando que sem Gal o mundo está mudo, sem cor, sem graça. Já a cantora Teresa Cristina repostou um trecho de uma das lives que fez durante a pandemia, no dia do aniversário de Gal, e que contou com a participação dela. Teresa disse que está despedaçada com a perda da artista que nas suas palavras era um tesouro, uma luz.
A assessoria da cantora Preta Gil, que é sobrinha e afilhada de Gal , declarou que ela não consegue se pronunciar sobre a morte no momento, mas pediu para divulgar um vídeo do seu aniversário de 2 anos, em que aparece no colo de Gal.
O pesquisador da música popular brasileira Ricardo Cravo Albin ressaltou que, além de Gal Costa ter sido uma grande cantora, também foi uma personagem histórica do país.
Já entre as autoridades, a cantora recebeu homenagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que exaltou seu talento, técnica e ousadia pro enriquecerem e renovarem a nossa cultura. Lula também enfatizou que o legado, a obra, a lembrança e as canções de Gal serão eternas como seu nome.
Já o governador da Bahia Rui Costa, declarou luto oficial de 3 dias no estado onde Gal nasceu, e afirmou que o país perdeu uma de suas vozes mais potentes. Mensagem semelhante foi escrita por Bruno Reis, prefeito de Salvador, cidade natal da cantora.
Apesar de baiana, Gal vivia em São Paulo há muitos anos e por isso também foi homenageada pelo governador do estado, Rodrigo Garcia, que escreveu que a cultura do Brasil fica mais triste hoje e ofereceu seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs.
[ad_2]
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original