12 de novembro de 2024

Pequenos negócios somam 96% de todas as novas empresas criadas no Brasil

O Brasil registrou, no último mês de setembro, a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. O número representa 96% de todos os CNPJs criados nesse período e é 17% superior ao total de micro e pequenas empresas (MPE) abertas em setembro do ano passado. É o que aponta um levantamento do Sebrae feito a partir de dados da Receita Federal.

Somente em 2024, segundo o estudo, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas. Desse universo, aproximadamente 3,2 milhões eram MEI, micro e pequenas empresas (96% do total de abertura de empresas).

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os números da pesquisa confirmam o bom momento da economia brasileira. “Com a política econômica que o país está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. É um conceito que não tem mais volta, a economia é global. O crédito agora não é mais de poucos, é viável para fazer escala e dar oportunidades. E a popularização do crédito será representativa para manutenção de mais empregos e renda”, afirma.

Segundo Décio, com apoio de políticas públicas esses empreendedores têm contribuído com a geração recorde de empregos, levando o país a um estágio próximo do pleno emprego, conclui.

Os setores que lideraram na abertura de novos CNPJs, em setembro, foram Serviços (com 222 mil novas empesas ou 61% do total), Comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e Indústria (27 mil empresas ou 8%). Entre os microempreendedores individuais (MEI), os segmentos que lideraram em setembro foram Atividades de Publicidade (17 mil), Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil). Já entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de Atenção ambulatorial (4 mil), Serviços Comb. de Escritório e Apoio Administrativo (4 mil) e Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e bebidas (3,6 mil).

Motivação

Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), “Fazer a diferença no mundo” é a principal motivação dos empreendedores brasileiros. A mesma pesquisa ainda mostra que “Ter o próprio negócio” é um dos três principais sonhos do brasileiro, perdendo apenas para “Viajar pelo Brasil” e “Comprar a casa própria” e que 61% dos empreendedores que iniciam um negócio o fazem por enxergar uma oportunidade. Em 2020, metade dos empreendedores iniciavam um empreendimento por necessidade.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte e arte: Agência de Notícias Sebrae

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