UFMS e Universidade Abu Dhabi dialogam sobre parcerias
Urandir Fernandes de Oliveira, CEO do Ecossistema Dakila, realizou a intermediação entre as universidades
Mylena Rocha
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 20, uma reunião para o estreitamento de laços entre a UFMS e a Universidade de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos. O encontro teve como objetivo prospectar futuras parcerias no desenvolvimento de pesquisas e mobilidade de estudantes e pesquisadores.
O reitor Marcelo Turine destacou que a internacionalização é importante para a Universidade. Portanto, a ideia do encontro, que reuniu os diretores de unidades da Cidade Universitária, é dialogar sobre uma parceria entre as instituições, em diversos âmbitos do conhecimento.
“Gostaríamos de integrar a biodiversidade de Mato Grosso do Sul com a estrutura [da Universidade de Abu Dhabi] para trocar experiências e intercâmbios científicos. Também queremos fortalecer a mobilidade dos nossos pesquisadores e, ao mesmo tempo, o intercâmbio dos nossos estudantes – da UFMS para a Universidade de Abu Dhabi e vice-versa”, enfatizou.
A universidade localizada nos Emirados Árabes Unidos tem buscado colaborações para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, principalmente visando a baixa perda de energia e alta eficiência elétrica. “Nós vemos o Brasil como o candidato perfeito. Juntos, podemos nos unir para atender as necessidades das pessoas. Podemos complementar um ao outro, a nossa universidade está interessada em abrir portas. Esperamos que seja apenas o começo, para uma parceria de sucesso”, disse o professor e representante da Universidade de Abu Dhabi, Montasir Qasymeh.
Na conversa inicial, ambas as universidades demonstraram interesse em colaborar no desenvolvimento de pesquisas sobre a produção de hidrogênio verde, que tem se destacado como uma alternativa de combustível. “Acredito que seja o nosso primeiro pontapé, para fortalecer relações e demonstrar o interesse”, conclui o reitor.
Durante a reunião, também esteve presente o CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, que realizou a intermediação entre as universidades. O Ecossistema propõe buscar alternativas para materializar as ideias e soluções que poderão ser desenvolvidas a partir da cooperação.