Dezembro Vermelho: MPMS promove palestra de conscientização sobre as IST
Na terça-feira (10), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) promove a palestra Dezembro Vermelho: mês de conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, com a médica infectologista Andréa de Siqueira Campos Lindenberg.
O evento será realizado na rua da Paz, com transmissão ao vivo pelo Teams, para membros, servidores e colaboradores da instituição, visando alertar os participantes sobre a importância da prevenção. A mediadora do evento será a Promotora de Justiça Daniela Costa da Silva.
O Dezembro Vermelho ganhou notoriedade em 1991 com a associação do laço vermelho à luta contra a aids. O projeto foi lançando pelo grupo de profissionais de arte Visual Aids, em Nova York. Eles desejavam homenagear amigos, parentes e colegas que morreram em decorrência da doença.
No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, a qual engloba um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e das demais infecções sexualmente transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.
Entre as principais ISTs estão: herpes genital, cancro mole (cancroide), HPV, doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia e infecção por clamídia, linfogranuloma venéreo (LGV), sífilis, infecção pelo HTLV e tricomoníase.
Em relação à prevenção, o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão, inclusive, das hepatites virais B e C.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e fotos: Assecom/MPMS