26 de dezembro de 2024

Professores da rede municipal encerram etapa de 2023 da formação em Aprendizagem Profunda

Encontro foi realizado no Tatersal de eventos, reunindo cerca de 50 professores de três escolas do município. Projeto é uma parceria da Prefeitura de Maracaju, Sindicato Rural e Fundação Shunji Nishimura

Prefeito Marcos Calderan e as professoras participantes do evento _ Assessoria

Vanessa Bordin

Formação para a vida! Foi concluída na tarde desta terça-feira (28), a etapa de 2023 da formação em Aprendizagem Profunda com professores da rede municipal de ensino de Maracaju. A conclusão deste ano reuniu mais de 50 professores de três escolas municipais, no Tatersal de Eventos com uma grande confraternização.

Esse é um projeto conjunto da Prefeitura Municipal de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato Rural de Maracaju e Fundação Shunji Nishimura, de Pompeia, São Paulo. Em junho, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre as três instituições, formalizando o início dos trabalhos. Os encontros foram online e presenciais, voltados para a capacitação do professor com um novo olhar para o aluno, motivando a busca por processos mais emocionais em salas de aula e tornando a educação uma forma mais leve e assertiva de ser desenvolvida.

A intenção é poder estender a aplicação da metodologia para outras escolas e formar outras turmas.  Na etapa de 2023, os professores das escolas municipais João Batista Lino Braga, Ciro Aniz e Júlio Muller, as duas últimas do distrito de Vista Alegre, fizeram os treinamentos. E o Sindicato Rural agradece a parceria da prefeitura e da Fundação Nishimura e se orgulha de fazer parte deste projeto que contribui com o desenvolvimento da educação do Município.
Encerramento – O encontro de encerramento contou com a participação do instrutor e consultor do curso Ivan Shiozawa, da Fundação Nishimura e da psicopedagoga, mediadora da instituição Brain Academy (brain2be), Elen Kiy Shiozawa. Para Ivan, a metodologia prevê uma grande mudança na gestão da educação e na relação professor e aluno.

“A gente visualiza lá na frente uma sala de aula onde o aluno tenha mais autonomia, sendo mais empoderado e responsável e que esse aluno venha a compreender por que ele está na escola e por que ele está aprendendo os conteúdos. Assim, cada um estará mais consciente do papel na escola, construindo o seu próprio futuro”, ressaltou.

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, acompanhou o encontro e destacou que esse é um projeto que visa melhorar a educação do município pensando no futuro e dando a oportunidade para que os professores também possam se aperfeiçoar. Em 2024 essa parceria deve continuar.

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