Campanha focada em propostas leva Adriane Lopes ao segundo turno na disputa pela prefeitura de Campo Grande
Ao adotar a estratégia de campanha de focada em propostas de governo e na divulgação do que fez e está fazendo em pouco tempo à frente da prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição para coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, consolidou a presença no segundo turno, como mostram as últimas pesquisas divulgadas. A dúvida é quem será o adversário dela, pois na reta final Rose Modesto (União Brasil) e Beto Pereira (PSDB) estão tecnicamente empatados.
O que pode ter sacramentado Adriane Lopes no segundo turno foi o desempenho dela no debate da TV Morena na noite desta quinta-feira (03). Mesmo sendo atacada por todos os outros adversários, a candidata do PP se manteve segura na defesa da sua linha de trabalhando, respondendo sempre com propostas concretas para o segundo mandato e falando que já fez e está fazendo nesses dois anos que está no cargo de prefeita.
Pesquisa do Observatório Febraban realizada pelo Ipespe e divulgada em julho deste ano traz o seguinte resultado: 41% dos entrevistados afirmaram que as propostas de governo é o que mais pesa na hora de decidir em quem votar. Aspecto mais citado pelos jovens entre 18 e 24 anos (49%) e pelos entrevistados com nível superior (48%). Ou seja, os ataques, como fizeram os adversários de Adriane Lopes no debate da TV Morena, não resultam na conquista de eleitores.
Mesma análise tem o cientista político Tércio Albuquerque. “O eleitor está cansado de ver lavagem de roupa suja nas campanhas políticas, ele quer conhecer propostas”, diz ele. Tércio Albuquerque destaca que é preciso se atentar também que o chefe do Executivo tem que ter boa articulação com o Legislativo, a Câmara de Vereadores. “Por vezes o Executivo não consegue fazer por falta desse apoio”, diz Tércio Albuquerque. Mais um ponto que demonstra que Adriane Lopes segue o caminho certo em sua gestão, mantendo diálogo aberto e permanente com os vereadores para que consiga ter tranquilidade e agilidade em levar benefícios à população da Capital.
As pesquisas eleitorais divulgadas mostram o acerto de estratégia e a sintonia de Adriane Lopes com a população. No levantamento feito pelo Instituto London, por exemplo, ela teve 25,81%, Beto Pereira 21,09% e Rose Modesto 18,98%. O Instituto ouviu 806 pessoas entre os dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro é de 3,46% e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número de identificação MS-01761/2024.
Pesquisa do Instituto Ômega, que ouviu mil pessoas entre os dias 27 a 30 de setembro apontou que 31,20% disseram que votarão em Rose Modesto, 30,30% em Adriane Lopes e 22% em Beto Pereira. A margem de erro é de 3,1%. Pesquisa registrada sob o número MS03918/2024 no TSE.
Já a pesquisa NovoIbrape traz Rose com 25,3%, Beto Pereira com 25,3% e Adriane Lopes com 22,8%. Foram ouvidas mil pessoas entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 08510/2024.