23 de novembro de 2024

Com a presença de 7 mil pessoas, JUBs têm início na capital federal

A cerimônia de abertura da 72ª edição do maior evento de esporte universitário da América Latina – os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – ocorreu em Brasília, na noite desta quarta-feira (9/10), Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Para agitar o público, a animação ficou por conta da banda de pagode Di Propósito, que encerrou o evento.

Cerca de 7 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal participam da competição na capital federal. No total, 375 instituições de ensino superior (IES) vão competir em 31 modalidades. Uma delegação da China também veio integrar os Jogos Universitários. Os medalhistas olímpicos em Paris William Lima, prata no judô, e Caio Bonfim, prata na marcha atlética, marcaram presença no evento.

A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento dos atletas, e desejou boa sorte a todos na competição. “A gente se orgulha muito de estar com vocês, junto, compartilhando esse sucesso. O Ministério do Esporte, por meio do Bolsa Atleta, é apoiador direto do atleta brasileiro. Os atletas estudantis compreendem mais de 650 contemplados pelo nosso programa”, ressaltou Iziane.

O Ministério do Esporte, por meio do Bolsa Atleta, é apoiador direto do atleta brasileiro. Os atletas estudantis compreendem mais de 650 contemplados pelo nosso programa”, Iziane Marques, secretária de Excelência Esportiva.

Os Jogos são divididos em dois blocos: o primeiro, de 8 a 13 de outubro, inclui modalidades como atletismo, basquete, jiu-jitsu, e e-sports como League of Legends e Free Fire. Já o segundo bloco, que se inicia no dia 13 e vai até o dia 19, abrigará competições de basquete, futsal, vôlei, entre outras.

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), organizadora do evento, reforça a importância do evento não apenas para o esporte, mas também para a economia local.  “Esta edição, já histórica por sua magnitude, terá um impacto significativo na economia local, envolvendo 20 hotéis e promovendo o comércio e o turismo. Além disso, teremos a presença de dois países convidados, China e Portugal, o que elevará a visibilidade de Brasília no cenário internacional”, afirma Cabral.

Serão nove locais de competição: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Centro Olímpico da UnB, Ginásio do Cruzeiro, AABB, Defer, Asceb, Cecaf, IFB e Apcef. Para quem tiver interesse em assistir, a entrada é gratuita.

Também participaram da cerimônia de abertura o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo; o presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut) Washington Cerqueira; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli; o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, além de outras autoridades.

 

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte e foto: Assessoria de comunicação – Ministério do Esporte

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta