Esporte 2024: ações da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino avançam durante o ano
Balanço anual
Esporte 2024: ações da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino avançam durante o ano
Treino do time Real Brasília. Foto: Mariana Raphael/MEsp
AEstratégia Nacional para o Futebol Feminino avançou bastante em suas ações durante 2024. A medida, instituída pelo Decreto n° 11.458, e que completou um ano de vigência no mês de março, incentiva a prática para maior valorização e popularização do futebol praticado por meninas e mulheres.
Muitas conquistas e ações já foram realizadas. A estratégia pretende ser um legado antecipado do futebol feminino, com ações para o fomento do esporte de base, passando pelo incentivo a mais profissionais da área como técnicas e juízas, até a realização de campeonatos regionais, nacionais e mundiais, como a Copa de 2027.
“O Brasil vai capitanear mais uma Copa do Mundo, desta vez, feminina. Nós temos a total certeza de que será uma mola propulsora do crescimento do esporte feminino no Brasil. Isso reflete o compromisso do Governo Federal e do Ministério do Esporte em promover a modalidade feminina e seu papel transformador, além de fortalecer a posição do país como líder global no cenário esportivo”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
A Estratégia Nacional para o Futebol Feminino pensa na missão da democratização do esporte e de atividades de físicas de transformação social. A visão esporte como valor essencial para a população, com os valores inclusão, diversidade, integridade e equidade”, disse o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli.
Ainda na ocasião da assinatura do decreto que criou a iniciativa, o presidente Lula reafirmou o compromisso de dar suporte à intenção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de sediar a edição de 2027 do Mundial. “Será um evento extraordinário, motivador, da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que ele entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que ela puder participar, onde ela quiser, do jeito que ela quiser”, concluiu Lula.
MEsp e parceria com o Sesi
A Estratégia Nacional para o Futebol Feminino lançou o marco de suas atividades com a parceria entre Ministério do Esporte, Conselho Nacional do Sesi e Sesi-SP. Hoje são disponibilizados 13 núcleos nas unidades do Sesi-SP – Campinas, Itú, Jaú, Limeira, Marília, Matão, Mauá, Osasco, Rio Claro, Santos, São Carlos, Tatuí, São José do Rio Preto –, para a prática do esporte para meninas e adolescentes de forma gratuita. Já são 2,5 mil beneficiadas atualmente.
Centro de Futebol Feminino
Em 2024 foi inaugurado o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do Brasil, em Porto Alegre. A ação teve aporte financeiro do Governo Federal de R$ 200 mil e contribuição de R$ 2 mil por parte da prefeitura. O Centro atende 120 meninas e fornece equipamentos e um ambiente esportivo para adolescentes de 13 a 17 anos.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Assessoria de comunicação do Ministério do Esporte
Foto: Mariana Raphael/ Mesp