10 de outubro de 2024

Isaquias Queiroz tem arrancada fenomenal, fica com a prata e ganha sua 5ª medalha em Olimpíadas

Isaquias Queiroz ainda não sabe o que é deixar uma edição das Olimpíadas sem medalha em sua carreira. O canoísta brasileiro não conseguiu o bicampeonato, mas superou fortíssima concorrência na final do C1 1000m masculino para ficar com a prata.

O ouro na canoagem ficou com o tcheco Martin Fuksa, que terminou a prova em 3:43.16 e bateu seu próprio recorde olímpico que tinha sido conquistado na semifinal, e o bronze com o moldavo Serghei Tarnovschi.

Os trechos seguintes foram ainda mais ‘lentos’, com Isaquias fechando em quinto (e distante dos concorrentes) na faixa dos 500 e dos 750m.

Na reta final, porém, o canoísta ‘voou’, atingindo velocidade impressionante para superar seus rivais e terminar na segunda posição, com a ultrapassagem nos últimos metros, e tempo final de 3:44.33.

Isaquias era o atual campeão olímpico de Tóquio da C1 1000m. Ele também tem uma prata na prova nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Agora ele é dono de cinco medalhas olímpicas (ele tem mais uma prata e um bronze na Rio 2016) e se igualou a Robert Scheidt e Torben Grael na segunda posição entre os brasileiros com mais medalhas em Olimpíadas.

Isaquias nunca escondeu que seu grande objetivo era assumir esse posto de maior medalhista. Mas essa missão ficou mais difícil porque Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas em Paris e chegou a 6 no total.

Para cumprir o objetivo, Isaquias precisava das duas medalhas que disputava, mas já havia ficado de fora do pódio da C2 500m, que disputou ao lado de Jacky Goodman.

Isaquias Queiroz conquistou a medalha de prata para o Brasil na final do C1 1000m na canoagem masculina.

A prova ocorreu na manhã desta sexta-feira (9). O baiano não teve um bom início de etapa, mas conseguiu uma arrancada na última parte da prova para garantir a segunda colocação.

Em entrevista à TV Globo após a conquista da medalha, Isaquias fez um desabafo sobre sua situação física e mental em 2023 e que precisou correr contra o tempo para chegar com condições de brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos.

“2023 foi um ano muito especial, foi quando eu percebi o que não é ser campeão mundial. O que é não ser um superatleta, o que é ser um ser humano com problemas pessoais, mentais, psicológicos, físicos, e eu tive a oportunidade de sentir essa situação de poder remontar”.

“Uma remontada em cima da minha carreira, da minha vida, de poder chegar aqui e ser campeão olímpico para mim, porque como eu falei, foi um ano difícil, o Lauro teve que se virar nos 30 para me fazer andar. Nos últimos meses, eu estava na Bahia e cheguei na seleção em abril e tive que correr muito para poder chegar em forma até aqui”, contou.

“É um peso que eu tirei das minhas costas. Muita gente não acreditou em mim em 2023, 2024, pela minha passagem de ano, poder chegar aqui em Paris e ser medalha de prata, ser porta-bandeira, representar minha Bahia, meu Brasil é uma felicidade incrível e eu estava muito atrás”.

O brasileiro brincou ainda ao revelar que Sebastian, seu filho, havia pedido a medalha de ouro para ele. Apesar da prata, Isaquias se mostrou agradecido com o segundo lugar e ressaltou que deixar Paris com uma medalha nas mãos é um sinal de resposta para a ajuda que recebeu nos últimos anos.

“Eu acho que a prova que eu fiz é merecimento da medalha de ouro, mas fico feliz de poder subir no pódio, entregar essa medalha para os meus filhos, minha esposa, minha irmã, eles fazem aniversário tudo no mês de agosto, então esse é o presente que dou para eles, o presente para todo mundo no Brasil”.

“Sair de uma modalidade pequena, hoje o Brasil inteiro sabe a grandiosidade que é a canoagem velocidade, então estou muito feliz. Como falei ontem, a tristeza é porque a gente tem que mostrar resultado para quem acredita no potencial, quem investe, e o Comitê Olímpico vem há anos ajudando a gente, então eu tenho que sair daqui com a medalha para poder ajudar o Time Brasil”, finalizou.

 

Redação Impacto Mais

Fonte : espn.com.br

Foto : Bertrand Guay / AFD via Getty Images

 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta