Ministério do Esporte, UNESCO no Brasil e Instituto Península lançam curso para incentivar prática esportiva nas escolas
Em meio à discussão nacional sobre uso do celular nas escolas, uma parceria inédita entre Ministério do Esporte, UNESCO no Brasil e Instituto Península acaba de lançar um curso para aumentar a prática esportiva das crianças e adolescentes. A formação é destinada a professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Dados do IBGE apontam que mais de 70% dos estudantes brasileiros entre 13 e 17 anos estavam inativos ou insuficientemente ativos em 2019. Segundo especialistas, a exposição excessiva às telas é um dos principais agravantes desse problema.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para conectar os jovens à escola”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca. “Promover atividade física significa aumentar o aprendizado das crianças e adolescentes. A tecnologia precisa jogar a favor nesse processo.”
O uso indiscriminado do celular e das redes sociais também pode trazer prejuízos à saúde mental dos alunos. Pesquisas demonstram que o aumento das inseguranças sobre o corpo pode impactar negativamente a prática esportiva. “O curso oferece metodologias de ensino que levam em conta as características das novas gerações”, explica Daniela Kimi, diretora de Esporte e Pesquisa do Instituto Península. “A gamificação, por exemplo, pode ser uma estratégia para promover aulas inclusivas e acolhedoras para jovens cada vez mais digitais.”
Fábio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, destaca que o acesso ao esporte é um direito humano inalienável. “A aula de Educação Física, para muitos jovens, é o único momento seguro para a prática esportiva. Acreditamos que essa parceria vai contribuir na construção de uma escola mais ativa e atenta às novas dinâmicas de nossa sociedade.”
O curso “Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física” tem carga horária de 20 horas, é online, gratuito e promovido pelo Ministério do Esporte, UNESCO no Brasil e Instituto Península. Interessados devem se inscrever no link https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e foto: Ascom do Ministério do Esporte, com informações do Instituto Península