Batalhão de Aquidauana reproduz participação do Exército na 2ª Guerra Mundial
Campo Grande (MS), 25 de setembro de 2024 – Nesta sexta-feira (27), o Comando Militar do Oeste (CMO), por meio do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE CMB), realiza a reprodução de um momento histórico que marcou a participação de militares de Mato Grosso do Sul na Segunda Guerra Mundial: a montagem da Ponte Bailey. O evento compõe a programação comemorativa do Exército que, neste ano, comemora os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A ponte Bailey, ou Logistic Support Bridge (LSB), é uma estrutura metálica moderna, versátil, e um importante suporte logístico que pode ser montada e desmontada de forma rápida e eficiente. Ela suporta até 80 toneladas e poderá cobrir uma área de 60 metros, ou duas áreas de 30 metros.
Durante a simulação da montagem da Ponte, os militares estarão paramentados com uniformes idênticos aos usados pelos soldados, em 1944. Um trem e um navio também vão compor a reprodução do momento histórico. Na ocasião, o Batalhão de Aquidauana realizará ainda a reinauguração e visitação do museu da FEB.
Participação na Segunda-Guerra: A primeira ação de combate executada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) ocorreu em 6 de setembro de 1944, com a construção de uma Ponte Bailey, ao norte do rio Arno, executada pela 1ª Companhia do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana-MS, permitindo que o destacamento da Força Expedicionária atingisse a cidade de Pisa, marcando assim, o início das operações militares da FEB na Itália.
Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o Oceano Atlântico para se juntarem ao esforço Aliado no combate ao totalitarismo na Europa. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para o conflito. Em 8 de maio de 1945, as Forças Aliadas comemoravam a vitória sobre o nazifascismo.
Serviço: 80 anos da FEB – reprodução da montagem da Ponte Bailey
Data: 27/09/2024, 9h30
Local: Rua Duque de Caxias, S/Nº – Bairro Alto, Aquidauana-MS
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e foto: Imprensa CMO