
Os laringectomizados brasileiros têm um motivo especial para comemorar neste dia 22 de junho de 2022. Em Brasília, registrou-se mais um avanço na luta dos pacientes laringectomizados totais, uma vez que, depois de quase cinco anos de luta, o Projeto de Lei (PL) 2115/2019, que institui o Dia Nacional do Laringectomizado, foi aprovado reconhecendo nacionalmente a luta desses pacientes.
O PL foi pautado para votação na sessão deliberativa do Plenário do Senado Federal na t5arde desta quarta-feira e foi aprovado. Com sua aprovação, anualmente o Dia Nacional do Laringectomizado será comemorado no dia 11 de agosto.
A decisão será comunicada à Câmara de Deputados, onde recebeu o número PL 8175/2017 e foi aprovado e em seguida irá à sanção presidencial.
A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG-Brasil – comemorou a aprovação da Lei pelo Senado Federal depois de cinco anos tramitando nas duas Casas do Congresso Nacional.
Ao celebrar a aprovação do Projeto de Lei, a ACBG Brasil enfatizou que a laringectomia é a remoção total ou parcial da laringe. A cirurgia é realizada normalmente em estágios avançados, tendo indicação da cirurgia denominada como laringectomia total (remoção completa do órgão responsável pela fala, respiração e deglutição). “Como resultado deste tipo de cirurgia, o paciente perde a capacidade de se comunicar com as pessoas naturalmente através da vocalização, ou seja, da emissão do próprio som da voz.
Segundo nota emitida pela ACBG Brasil “a data servirá para chamar a atenção da população sobre esse tipo de câncer, alertando para os sinais da doença e para os fatores de risco ligados ao câncer de laringe, como o uso de tabaco e álcool, a má alimentação e a infecção com o vírus HPV”.
Para a entidade que lidera a luta dos laringectomizados totais do país, “a data servirá ainda para sensibilizar a sociedade em relação aos pacientes laringectomizados que passam por uma cirurgia invasiva e se submetem a um grande trauma físico e psicológico”. Apesar dessa realidade, a ACBG enfatiza que os laringectomizados “possuem plena capacidade de desfrutar integralmente a vida em sociedade”.
Ao final da nota que fez circular entre os integrantes dos Grupos de Apoio aos Laringectomizados (GAL), que são as representações estaduais da ACBG, é sugerido às pessoas que lerem o material salvá-lo e compartilhá-lo com seus contatos “Gostou da publicação? Salve os posts e compartilhe. Continue a nos acompanhar para se manter informada(o)!” finaliza a nota acompanha de várias hastegs (#saúde #oncologia #pacientecomcâncer #cancerdecabeçaepescoço #advocacy #inclusão #informação #DiagnosticoPrecoce #laringectomizados).
NO SENADO – Em sua tramitação pelo Senado, o PL passou primeiro pela Comissão de Educação que aprovou a tramitação da matéria no dia 10 de março passado. Segundo a relatora do PL, senadora Zenaide Maia (RN), o objetivo da proposta é promover nesse período ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe. Após essa etapa na CE, a matéria foi a Plenário sendo aprovada sem registro de votos contrários.
Na avaliação da senadora Zenaide, “a iniciativa de ter um dia especial para alertar sobre o procedimento vai colaborar com o esclarecimento da sociedade sobre a doença e incentivar a prevenção”.
A detecção precoce do câncer na laringe é fundamental para que se providencie o devido tratamento médico ao paciente e que se obtenha, como consequência, potencial redução no número de mutilações e aumento da sobrevida, alertou a relatora. Na avaliação dela, é necessário conscientizar a sociedade para que busque apoio médico quando surgirem, de forma contínua, inadvertida e persistente, os sintomas mais comuns da doença: dor durante a deglutição, rouquidão e falta de ar.
A senadora ressaltou ainda, na leitura do relatório, que o câncer de laringe (principal causa da laringectomia) foi o quinto tipo mais comum entre os homens no ano de 2016.
Conhecida como “caixa de voz”, a laringe é responsável por atividades essenciais ao ser humano, como a fala, a deglutição e a respiração. Esse procedimento cirúrgico leva à alteração do fluxo do ar até os pulmões e à perda da voz laríngea.
O projeto de instituição da data é de autoria do deputado Daniel Vilela (MDB-GO). (Com informações da Agência Senado).