A história de Expedito Martins de Moura, um homem centenário grato a Deus, à família e à sociedade
Natural de Brejo Santo, interior do Ceará, Expedito Martins de Moura completou 100 anos de idade no último dia 15, lúcido e sempre disposto a um bom papo com familiares e amigos.
Cidadão Vicentinense por merecimento de título honorífico que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal, Expedito Martins de Moura nasceu em 1923 e, aos 29 anos, e deixou o Ceará vindo com a esposa Raimunda Dina Moura e os dois filhos mais velhos para Dourados de onde, em 1954, se mudou para Lote 74 da Quadra 36 no município de Vicentina onde vive até hoje e onde nasceram seus filhos sul-mato-grossenses.
No último dia 12, a família prestou uma justa homenagem pelos 100 anos do senhor Expedito Martins de Moura, oportunidade que os filhos descreveram uma pequena parcela da história desse homem que, analfabeto, ao aceitar Jesus como seu único Salvador e Senhor passou a juntar sílabas e aprendeu a ler na Bíblia Sagrada.
Conheço um pouco da história desse benemérito Cidadão Vicentinense nas palavras escritas por seus filhos:
“A história de um homem centenário grato a Deus, à família e à sociedade
Expedito Martins de Moura nasceu no dia 15 de agosto de 1923, no município de Brejo Santo, Estado do Ceará, sendo viúvo da senhora Raimunda Dina de Moura.
Homem de uma trajetória de vida, pelas graças de Deus, sempre vencedora, mostramos a seguir os motivos que nos levam a defini-lo como um grande vencedor:
1 – Quando tinha oito anos de idade, estava com uma faca tirando cana quando em dado momento deu um grande trovão e ele foi atingido por uma descarga elétrica, só se dando conta do acontecido quando sua avó já estava com ele nos braços.
2 – Aos 10 anos também foi acometido pela febre TIFO que lhe deixou com muita fraqueza.
3 – Em seguida foi acometido por uma doença da época chamada “Morfina ou Baba”, que espalha feridas pelo corpo, cujas cicatrizes possui até hoje.
Vamos agora falar de coisas boas!
Aos 26 anos, no dia 06 de outubro de 1948, casou-se com Raimunda Dima, união esta permitida por Deus que durou 73 anos.
Desta união nasceram 15 filhos: José, Francisco, Eloi (falecido), Fernando, Evaldo, Neli, Evânio, Elias, Nenê, Neliete, Joel, Elizeu, Leila Lúcia, Enoque e Leni, todos Martins ou Martinzinhos (as).
Também não devemos esquecer do primo-irmão Israel Celestino.
Sempre dissemos que Expedito Martins de Moura é uma semente que deu frutos; que deu e que continua dando certo.
Para escapar da fome e da miséria, Expedito, Raimunda, José e Francisco chegaram ao município de Dourados vindo direto do Ceará no dia 7 de setembro de 1952.
A família veio a se estabelecer no Lote 74 da Quadra 36, no município de Vicentina, no ano de 1954, propriedade esta que até hoje é do seu primeiro administrador, Expedito, na qual, com sofrimento, suor e lágrimas, com sua Raimunda e filhos sobreviveram plantando culturas de subsistência como arroz, feijão, milho, alho, tomate, girassol, milho, vassoura, cebola, amendoim, mamona, algodão, cana de açúcar, banana, uva japonesa, gergelim, abóbora, melancia, quiabo, inhame, galinha d’Angola, pato, ganso, animais para serviços de tombar e arar a terra para produzir tudo com esforços manuais e pouquíssimos recursos.
Não fugindo à regra do povo brasileiro, do seu sincretismo religioso, Expedito do Ceará era católico penitente, mas em 02 de janeiro do ano de 1963 aceitou a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.
Na Igreja, foi membro, porteiro, presbítero e pastor por 30 dias no ano de 2001.
Recebeu a Comenda da Igreja Assembleia de Deus Ministério Mato Grosso do Sul no dia 11 de setembro de 2018.
Em outubro do ano de 2022 recebeu das mãos do nosso pastor residente, Dr. Eliel Araújo Alencar, o troféu pelos 50 anos obedecendo o IDE do Senhor Jesus Cristo.
Expedito e Raimunda, quase analfabetos, sempre orientaram todos os filhos para estudar, pois não queriam que os filhos sofressem como eles, e assim aconteceu, pois quase 100% possuem curso superior.
Não devemos esquecer que Expedito não sabia ler, mas quando de sua conversão se interessou em ler a Bíblia e o milagre aconteceu: juntando de sílaba em sílaba já leu toda a Bíblia não uma só vez, o que comprova o Poder do Criador: é só Crer em Deus.
Retornando um pouco ao início desta história, faltou inserirmos o item 4 que foi o acometimento de Seu Expedito de um câncer que, no entanto, nunca fez com que ele se abatesse pela dor e sofrimento, dizendo sempre que em primeiro lugar seja feita a vontade de Deus Criador. Deus em primeiro lugar, pois Ele é o dono de nossos vidas. E o tratamento resultou na sua cura completa já há mais de 16 anos e hoje, está dando o seu testemunho do Poder de Deus, ao completar 100 anos.
Neste centenário, Seu Expedito manteve o dia normal, independente, lúcido e participativo em todos os assuntos diários, pois é um homem que procura estar sempre bem informado.
É um home que sempre repete a afirmativa: “Sou feliz! Com Jesus no barco vai tudo bem!”.
Pai amoroso e conselheiro pra com todos os filhos e filhas e também com a família em uma extensão maior, sempre acolheu a todos e ajudou no que pode a todos que o procuraram.
Reconhecido pelo seu caráter e boas informações, também recebeu o título de Cidadão Vicentinense, sendo assim Cidadão do Céu e Cidadão de Vicentina e, como eleitor, Cidadão Brasileiro.
Pai amoroso, conselheiro, exemplo a ser seguido, herói, mas herói, mesmo.
Toda a gratidão para com todos os presentes pela consideração e apreço.
Toda honra e toda glória para o nosso Deus Criador!
Tinta e papel ainda precisa ser gasto para contar toda a história. Gratidão a Deus por tudo e a quem devemos tudo e toda a nossa vida. Obrigado Senhor Jesus Cristo”.