Grafite transforma paredão em galeria para ícones da arte de MS
Quem anda por Campo Grande já se encantou com os grafites e obras de arte que colorem a cidade. Agora, um paredão na Vila Morumbi se transformou em um espaço especial para homenagear cinco grandes artistas de Mato Grosso do Sul.
Os homenageados são: Humberto Espíndola, Kobra, Roberto Higa, Ique Woitschach e Cleir Ávila.
Cleir Ávila
Artista plástico campo-grandense, Cleir espalha sua arte por todo o estado. Em Campo Grande, é autor das esculturas dos tuiuiús no aeroporto, do sobá gigante na Feira Central e das araras na Praça União.
Suas obras também estão em outros municípios, como o Monumento das Piraputangas, em Bonito, e a escultura da índia terena, em Aquidauana.
Humberto Espíndola
Reconhecido nacional e internacionalmente, Espíndola destacou-se por suas pinturas e exposições que projetaram a arte sul-mato-grossense no cenário global.
Eduardo Kobra
Um dos muralistas mais influentes do mundo, Kobra combina surrealismo e pop art em suas obras. Ele possui mais de 500 murais espalhados pelo Brasil e outros 17 países.
Participação especial
Dois dos artistas homenageados marcaram presença no local na última terça-feira (12): o fotojornalista Roberto Higa e o artista plástico Ique Woitschach.
Roberto Higa
Lendário fotojornalista, Higa registrou momentos históricos de Mato Grosso do Sul com sua câmera.
Além de assinar o mural, ele deixou a marca de sua mão, símbolo de seu trabalho.
“É a coroação de todo o trabalho que fiz desde 1968. Hoje estou vivendo um momento que não esperava, resultado de mais de 60 anos de dedicação.”
Ique Woitschach
Cartunista e escultor, é conhecido pela estátua do poeta Manoel de Barros, localizada no centro de Campo Grande. Ique também deixou sua assinatura no mural e destacou a emoção da homenagem:
“A gente que está em atividade esquece que virou referência. É emocionante saber que minha trajetória inspira outros artistas talentosos.”
Quem idealizou o mural com os cinco ícones da arte de MS?
O responsável pela obra é o artista plástico Sullivan de Oliveira, que criou o painel “Os Cinco Olhares da Arte” em parceria com o empresário Luciano Yonaka.
Sullivan comentou sobre o projeto: “É gratificante saber que conseguimos arrancar sorrisos desses artistas que tanto nos inspiram. Foi uma forma de retribuir o carinho que eles nos deram ao longo da vida.”
Luciano, dono do espaço, destacou a importância da homenagem.“Tem muitos artistas que mereciam estar aqui, mas infelizmente a parede não comporta tantos talentos. Esse mural é apenas o início para celebrarmos a arte de Mato Grosso do Sul.”
Para quem quiser conhecer, o espaço está localizado na Rua Assunção, 365, Vila Morumbi, Campo Grande.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e foto: Portal Primeira Página