Hospital Universitário é reconhecido internacionalmente por atendimento a pacientes com AVC
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi reconhecida com o selo de diamante pelo WSO Angels Initiative Award e pela Organização Mundial do AVC. A certificação representa o máximo reconhecimento para a área e é emitida após auditorias trimestrais dos indicadores de performance, que incluem o percentual de pacientes trombolisados em menos de 60 minutos após a admissão, o percentual de pacientes submetidos a tomografia computadorizada de crânio em menos de 25 minutos após a admissão e a taxa de revascularização.
No último trimestre, a unidade atendeu a 130 pacientes, com um tempo médio de 14 minutos para realização da tomografia e 33 minutos para a administração do tratamento trombolítico, além de uma taxa de revascularização de 37%. Esses resultados são frutos de um atendimento sistematizado, realizado por uma equipe multiprofissional altamente capacitada, cujo foco é promover a saúde dos pacientes e minimizar sequelas e complicações, otimizando o prognóstico neurológico e funcional.
O chefe da Unidade de AVC, Gabriel Braga, destaca a importância da conquista. “Esse reconhecimento é fruto da dedicação de uma equipe multidisciplinar que trabalha incansavelmente para proporcionar os melhores resultados possíveis para nossos pacientes, em especial a equipe do Pronto Atendimento Médico, da Unidade de AVC e os médicos de diversas especialidades envolvidos neste atendimento”, celebra.
O enfermeiro Mayk Penze Cardoso também comentou sobre a importância do trabalho em equipe. “O atendimento sistematizado, com uma equipe multiprofissional devidamente capacitada, faz a diferença na jornada do paciente dentro de uma Unidade de AVC. Nosso principal objetivo é promover a saúde dos pacientes acometidos por AVC, no intuito de minimizar sequelas e complicações, bem como otimizar o prognóstico neurológico e funcional desses pacientes”, complementa.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades, vinculados a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh