6 de novembro de 2024

Alunas de Dourados se destacam em eventos científicos

Um dos trabalhos, ‘Escritoras no Mato Grosso do Sul’, tem justamente o objetivo de dar visibilidade à escrita feminina, por meio de um mapeamento de mulheres que já publicaram e publicam no e/ou sobre o Estado.

Desenvolvido desde 2022 e com várias conquistas importantes em sua trajetória, dessa vez foi premiado na Feira de Ciência e Tecnologia das Nações (Fenadante), realizada em setembro pelo Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP). O evento teve a participação de alunos de escolas públicas e particulares de diversas regiões do Brasil e de outros países.

O trabalho conquistou o 2° lugar em Ciências Humanas e a credencial para participação na Copa Science, a ser realizada no México em 2025.

Atualmente, o grupo é formado por seis estudantes, três delas participaram da Feira: Isabella Dias Garcia, Marina Signor Tirloni e Sofia Lopes de Souza.

“Ainda não consegui assimilar tudo que aconteceu. Lá fizemos amizade com pessoas de diversos estados e países, foi uma troca cultural e de conhecimento, algumas até provaram tereré e gostaram!”, comenta Sofia, 17.

Para a estudante, a conquista foi um bônus de toda a experiência.

“Só de estarmos lá já estávamos satisfeitas, mas ficamos muito felizes com o resultado, foi uma emoção muito grande. Ganhar credencial para uma feira internacional foi algo surreal porque nunca imaginamos que isso iria acontecer conosco! O projeto mudou minha vida e minha forma de pensar”, comemora.

Aluna do curso técnico em Informática para a Internet, Sofia integra a equipe desde agosto de 2023, mas acompanhou o trabalho desde o início porque é amiga das primeiras participantes do projeto.

“Eu já admirava e entendia a importância do trabalho. Quando entrei, admirei ainda mais. Percebi que as escritoras que eu achava que estavam longe eram professoras minhas também. Reconhecer mulheres da comunidade local que fazem a diferença me fez gostar mais do projeto”, aponta.

As diárias e o transporte das estudantes e da professora para a participação no evento foram custeados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Trajetória – Na etapa atual do projeto, foi feita uma revisão de todas as escritoras já publicadas para haver uma postagem padrão, que é composta por nome, foto, local de nascimento, uma pequena biografia, onde encontrar sua obra e as referências de onde as informações foram retiradas.

Atualmente, são mais de 300 escritoras catalogadas na página no Tumblr.

Para a professora orientadora Karina Vicelli, a grande inovação do projeto é justamente esse cadastramento das escritoras na página criada.

“Ao alocarmos em nossa página tantas mulheres que escreveram e escrevem em nosso lugar do mundo, a partir do interior, como Jateí, Vila Vargas, Fátima do Sul e Dourados, e tentarmos englobar o MS, percebemos o quanto é urgente nos darmos a devida importância, e começarmos a não deixar que continuemos a ser esquecidas”.

O trabalho é desenvolvido desde 2022. Naquele ano, recebeu fomento via Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (Pictec) da Fundect/MS. Em 2023, integrou a programação da Feira Literária de Bonito (FLIB).

Conforme ressalta a professora, tudo começou com uma ideia local, mas seu objetivo foi sendo ampliado. 

“Se no começo tínhamos como objetivo mapear as mulheres que escrevem no estado de MS, seja produção literária e/ou científica, passamos, além de continuar a levantar esses dados, a propagar a importância de que esse levantamento precisa ser feito e espalhado por todos os municípios, estados e países do mundo”, ressalta Karina.

Para ela, as mulheres estão lutando, escrevendo, pesquisando e produzindo incansavelmente, mas ainda são poucos citadas, pouco estudas.

“Acabamos, ainda, sendo silenciadas. Se em todos os lugares em que há mulheres escritoras elas passarem a ser enxergadas, lidas e estudadas, será possível, por meio desse cadastramento da existência da escrita feminina, fazer com que saiam da invisibilidade e deixem de ser apagadas”, finaliza.

Dentre os prêmios já conquistados pelo ‘Escritoras no MS’ estão o 2° lugar da categoria Ciências Humanas e o Prêmio Destaque Unidades da Federação, que reconhece o melhor trabalho de cada Estado, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2024), promovida pela Universidade de São Paulo (USP). 

Na Feira, Karina também trouxe para o IFMS, pela primeira vez, o ‘Prêmio Professor Destaque‘ criado há 12 anos para reconhecer, valorizar e homenagear os professores pela dedicação.

O projeto também foi classificado como finalista, neste ano, em dois outros eventos científicos nacionais: Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e Ciência Jovem, ambos no estado de Pernambuco.

Quem desejar conhecer mais o projeto pode acessar a página oficial onde consta o mapeamento que é realizado das escritoras, ou o perfil no Instagram. O e-mail de contato é escritorasms@ifms.edu.br.

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte e fotos: IFMS

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta