Estamos preparando a nossa cidade para o futuro, diz Nelson Cintra
Fotos: Grupo Impacto Mais
Jota Menon
Cumprindo o terceiro mandato como prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) vive o apogeu no comando do Poder Executivo com seu município sendo falado mundo afora e se preparando para o ser o portal para o Oceano Pacífico através da Rota Bioceânica.
Na manhã desta segunda-feira, 29, Cintra esteve na sede do Grupo Impacto Mais de Comunicação onde foi entrevistado no programa “Bronca do Eli”, oportunidade em que falou para todo o país sobre o processe de preparação de Porto Murtinho para viver esse seu grande momento. “Estamos preparando a nossa cidade para o futuro”, diz Nelson Cintra
Hoje, a cidade já está arrumadinha, segundo Cintra. Não era bem assim, quando assumiu as rédeas do Executivo em 2021. “Chegamos e pagamos a casa completamente desarrumada” conta, elencando escola depredada e prédios públicos abandonados. Ele não entendia o que havia acontecido. “Sem querer falar mal, mesmo porque cada um trabalha ao seu estilo e o jeito foi encarar os problemas e tentar equacioná-los da maneira mais rápida e eficiente possível” disse.
Cintra conta que reformou a escola depredada e revitalizou os prédios públicos. “Coloquei ar condicionado em todas as escolas. Com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) consegui 7 milhões de reais e entramos com mais 2 milhões em contrapartida da Prefeitura para recuperarmos o asfalto do centro da cidade” contra o prefeito que arremata dizendo que agora o governador Eduardo Riedel (PSDB) vem cumprindo tudo o que foi acordado no final do governo Reinaldo.
Entre as obras já executadas ou em execução que remodelam Porto Murtinho para a era da Rota Bioceânica, Cintra cita a entrada da cidade revitalizada pelos governos de Reinaldo (início) e Riedel (concussão); ampliação do hospital municipal que passa a contar com melhores condições de atendimento à população local e à população flutuante; modernização do aeroporto municipal de Porto Murtinho, entre outras.
“Estamos preparando a cidade para o futuro”, afirma ao se lembrar que o recente concurso público realizado pela Prefeitura contou com 1.710 participantes, de quatro estados brasileiros, um número recorde de interessados e que mostra o crescente interesse pelo município de Porto Murtinho.
Vivendo um momento diferenciado devido a implantação da Rota Bioceânica, Nelson Cintra diz que a cidade conta com parceiros de todos os matizes ideológicos. “Ex-secretário de Saúde do governo Reinaldo, o deputado Geraldo Resende (PSDB) disponibilizou 3,3 milhões em emenda, somados a mais 1 milhão de Vander Loubet (PT) para serem investidos no hospital que disponibiliza, agora, 38 apartamentos aos usuários do sistema de saúde” conta.
Outra obra de importância é a revitalização de estradas de escoamento da produção. A Estrado do Firme, por exemplo, foi reconstruída, resolvendo um problema histórico na área rural.
Nelson Cintra credita a injeção de recursos no município ao bom relacionamento que mantém com o governo do Estado e a bancada federal. “O senador Nelsinho Trad (PSD) aportou uma emenda de R$ 4,8 milhões para recuperação de asfalto e deputado federal Luiz Ovando liberou recursos para investimento em saúde pública” afirma o prefeito.
LIGAÇÃO DO BRASIL COM O MUNDO – O prefeito murtinhense durante a entrevista comandada pelo radialista Eli Sousa lembrou que em passado recente Murtinho era tema de piada como a que dizia que ali era o fim do Brasil. “Hoje a realidade é outra. Porto Murtinho se tornou o início da ligação do Brasil com o mundo” diz.
Cintra conta que desde os tempos em que o ex-prefeito, Heitor Miranda dos Santos, começou a falar da Rota Bioceânica que ele o acompanha em viagens, motivo pelo qual hoje se considera também um pioneiro nessa luta que vê a ponte sobre o Rio Paraguai quase 50% construída e com previsão de entrega no prazo de um ano.
O chefe do Executivo Murtinhense avalia que aberta a Rota Bioceânica, mais de 70% das exportações de commodities brasileiras migrarão para Porto Murtinho, pois encurtará em 19 dias o tempo da viagem do Brasil à Ásia e em 8 mil quilômetros a distância entre os dois pontos.
Nelson Cintra relata que o Jorge Soria Quiroga, senador por Itaparacá, Chile, e que foi prefeito de Iquique por quatro mandatos, é um exemplo dos que se empolgam com as obras. “Ele está com quase 90anos e está até hoje trabalhando e muito empolgado” enfatiza Cintra.
Essa nova realidade, na avaliação de Cintra, faz de Porto Murtinho, hoje, a cidade mais importante do Estado e uma das mais importantes do Brasil, para onde mais se carreiam recursos na atualidade. “A ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) disponibilizou 470 milhões para a construção da ponte no lado brasileiro que se somam a mais de 100 milhões que serão usados na recuperação da rodovia BR-267. “Até fim de ano, somando prefeitura, Governo do Estado, bancada federal e Governo da União serão mais de 1 bilhão em investimentos em Porto Murtinho” diz para complementar: “Isso, sem contar que quantia igual ou superior está sendo investida no lado paraguaio”.
SOCIAL E FESTEIRO – Aos 76 anos, dos quais 12, a se completarem, dedicados ao trabalho em prol de Porto Murtinho, Cintra continua um apaixonado por obras que atendam a população de baixa renda. E não dispensa uma boa festa para recepcionar os turistas “como só os murtinhenses sabem fazer”
“Em nosso mandato estamos concluindo 502 casas populares, beneficiando famílias de baixa renda. Estou fazendo mais 60 casas agora com 40% de recursos da Prefeitura e os demais recursos dos governos do Estado e da União” diz para encaminhar uma outra informações que remete à Rota Bioceânica: “Estive em Dubai no ano passado e o pessoal lá já sabia da Rota Bioceânica. Hoje Porto Murtinho é muito comentada em nível de Brasil e fora do Brasil, por isso mais que nunca temos que nos preocupar com as famílias mais humildes” resalta.
Dos mais animados, Nelson Cintra está empolgado com a proximidade do Carnaval. Ele só não concorda com o resultado do Censo que apontou Murtinho com 12 mil habitantes, em contraste com os 17 mil habitantes que havia anteriormente.
Mas, enquanto não consegue provar que o IBGE está errado, ele anuncia o Carnaval de Murtinho com quatro noites de folia. “Nos dias 10, 11, 12 e 13 serão quatro noites seguidas em que o couro vai comer em Porto Murtinho com o Grupo Timbaía e a cantora sul-mato-grossense Paola” anuncia o prefeito.
Finalizando, ele convida os sul-mato-grossenses e brasileiros em geral a aproveitar o mês de fevereiro para praticar o Pesque e Solte e desfrutar das belezas do Rio Paraguai, uma vez que a Orla está sendo totalmente refeita e readequada para melhor receber os turistas que ainda vão se encantar com a Praça de Eventos José Barbosa que estava interditada e agora “está um show, super segura e uma das melhores do Estado” conclui.