30 de outubro de 2024

Protestos contra Maduro na Venezuela já somam quatro mortes

Quatro pessoas morreram e outras 44 ficaram feridas durante manifestações que tomaram as ruas de diversas cidades da Venezuela desde segunda-feira (29), de acordo com ONGs que atuam no país.

Os protestos foram motivados pelo resultado da eleição que declarou a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após um tenso fim de semana de votação. A oposição e a comunidade internacional exigem a divulgação completa das contagens dos votos.

Na tarde desta terça-feira (30), os líderes oposicionistas María Corina Machado e Edmundo González protestaram em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Caracas. Segundo a ONG Pesquisa Nacional de Hospitais, que monitora a crise hospitalar e os centros de saúde na Venezuela, uma das mortes ocorreu em Caracas, enquanto as outras três foram registradas em Aragua, no centro do país.

Em diversas regiões do país, multidões tomaram as ruas, sendo dispersadas pelas forças de segurança em vários locais. A ONG Foro Penal, especializada na defesa de presos políticos, relatou uma morte na região de Yaracuy, no noroeste do país. O diretor da organização informou ainda que 46 pessoas foram detidas pelas autoridades, segundo a agência de notícias AFP.

Paralelamente, os governos dos EUA e de outros países questionam os resultados oficiais que mostraram a vitória de Maduro sobre o candidato da oposição, Edmundo González.

A cerca de quatro quarteirões do Palácio Miraflores, sede do governo em Caracas, homens mascarados, vestidos à paisana e armados bloquearam o caminho de um grupo de manifestantes, incluindo mulheres e homens, que, a cerca de 200 metros de distância, gritavam “liberdade, liberdade” e “vai cair, vai cair, este governo vai cair”, segundo testemunhas da Reuters.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta